Livro da Semana

 
Homem de leis perdido nos trópicos procura senhora honesta
 
de
 
José Magalhães
 
 
   "O romance-revelação de José Magalhães é uma incursão ousada no universo misteriosos da Bahia de Todos os Santos visto através dos olhos de Rodrigo de Menezes, o homem de leis formado em Coimbra. Perdido na Costa do Cacau do século XXI, persegue em Ilhéus um sonho brasileiro difícil de concretizar.
  
   Dissipadas ilusões e um casamento terminal, vai ter de enfrentar o malandro baiano que lhe coube em sorte, cruzando a vida com Hildinha, Maria Rita, a dupla de detectives Aloísio & Ulianov e outros baianos de gema. Engenhosamente irónica e crua, a saga do sexagenário forçado a emigrar oferece um retrato actualizado da terra de Gabriela Cravo e Canela que Jorge Amado tornou património universal.  
 
   Pela mão de José Magalhães - até agora conhecido pelas suas obras de constitucionalista com créditos firmados e evangelista da Internet -, os leitores mergulham num impressionante mosaico social da Bahia dos tempos modernos.
 
   Vinícius, Roberto Carlos, Machado de Assis, Bethânia e muitos outros expoentes da cultura brasileira são convocados para ajudar a compreender um mundo fascinante em que o ambiente místico e as riquezas da Mata Atlântica surgem a par da violência, o caos urbano e a dureza da vida dos trabalhadores da cidade e das fazendas de cacau.
 
   Uma galeria de mulheres sedutoras ajuda o homem que procurou nos trópicos «senhora honesta» a filosofar para sobreviver e a tomar decisões que lhe mudarão a forma de ver o mundo. Rodrigo beneficia ainda dos preciosos conselhos de Cícero, Santo Agostinho e Vani, professora de sexo tântrico. Uma estória de amor e esperança com um desfecho inspirado nos clássicos, em versão tropical."

Comentários