Livro da Semana

 
 
Amanhã na batalha pensa em mim
 
de
 
Javier Marías
 
 
Romance galardoado com os prémios Fastenrah, Internacional de Novela Rómulo Gallego e Femina Étranger.
 
 
"Victor Francés, um guionista frustrado, é convidado a jantar em casa de Narta Téllez, uma bela mulher casada que mal conhece e cujo marido está em viagem. Sem saber bem o que esperar, Victor apercebe-se, já demasiado tarde, do teor romântico deste convite... No entanto, ainda antes de consumar o adultério, Marta sente-se mal e cai morta à sua frente.
 
Numa Madrid invernosa e nocturna, Victor foge daquela casa desconhecida para nunca mais ser o mesmo. Para trás deixou sozinha uma criança de dois anos, o filho de Marta, que dormia num dos quartos. As interrogações assaltam-no: Que fazer com o cadáver? Deverá avisar as autoridades? O que será feito da criança? E o marido? Certo é que a fuga e a infedilidade que não chega a cometer lhe consumirão os pensamentos e o transformarão na sombra de um homem, alguém que se dissimula, e às suas intenções, a cada passo. Um homem que se questiona permanentemente sobre o que distingue a vida e a morte.
 
Ainda mais que noutros romances seus, Javier Marías revela-nos uma narrativa caprichosa acerca de várias questões que a todos nos consomem: o segredo, as acções e as intenções, as vontades que ficam por cumprir, a rejeição, o esquecimento, quiçá, é «a nossa condição natural e , na realidade, não deveria magoar-nos tanto».

Comentários