Filme da Semana


 
A missão
 
um filme de
 
Roland Joffé
 
 
"América do Sul, século XVII.
Portugal e Espanha decidem determinar as fronteiras na América do Sul a fim de limitarem o poder dos jesuítas e, eventualmente, procederam à sua expulsão. Para este trabalho é nomeado o Cardeal Altamiro, que deverá definir e organizar as fronteiras.
Quando um dos missionários é barbaramente assassinado na selva, o Padre Gabriel (Jeremy Irons) tenta contactar a perigosa tribo indígena responsável pelo crime. É lá que conhece Rodrigo Mendonza (Robert De Niro), um antigo mercenário negociante de escravos, cujos remorsos por ter morto o irmão o levaram a alterar completamente o seu modo de vida, fazendo agora parte da missão Iguazu.
Anos mais tarde, um novo tratado é assinado em Madrid, onde fica oficialmente decidida a não expulsão dos jesuítas e o encerramento de todas as missões. As tropas encarregadas de as destruir já vão a caminho. Mendonza e Gabriel enfrentam um terrível dilema: obedecer à ordem Papal e abandonar a missão, ou ficar e defender os índios. Gabriel opta pela salvação, mas Mendonza luta ferozmente contra os espanhóis, ao lado dos índios que outrora explorara."

Comentários