Exposição "Posters Caseiros", por Edgar Ascensão

  
 O género gráfico de posters alternativos tem ganho cada vez mais terreno e inúmeros designers vão deixando a sua marca.
   Com esta reinterpretação de cartazes de filmes portugueses e utilizando ferramentas digitais, quer-se redefinir um novo olhar no design dos filmes representados. Com uma mensagem escondida, um "double sense", ou um grafismo totalmente novo para promover estas produções do passado. 
   Numa altura em que o apoio ao cinema português é escasso, ou mesmo nulo, esta é uma forma de dar uma segunda vida ao que já estava conquistado, produzido, marcado na memória do público, para se dar o valor ao que já se possui. Factores da crise afectam em muito a visão que temos da cultura cinematográfica e esta série pretende reavivar memórias, enquanto as dificuldades e obstáculos não forem ultrapassados.
   É pois, para relembrar o passado, que nem sempre é valorizado.

BIOGRAFIA DO AUTOR

   Nascido na cidade francesa de Oyonnax em 1981, filho de pais emigrantes, veio para Portugal aos oito anos. Nunca se sentindo como francês, resignou frequentemente a sua naturalidade. Os pais, desde cedo que o empurraram para as Artes, mas sempre com o alerta dos estudos. Da vila do Paul, no concelho da Covilhã, logo se afastou para mais longe.
   Em 2005 concluiu a licenciatura em Artes da Imagem (Pré-Bolonha - 5 anos) vertente Multimédia/Audiovisuais na Escola Superior de Artes Aplicadas de Castelo Branco. Actualmente é repórter de imagem da Sic e como hobbie, blogger cinéfilo casual.
   O amor pelo cinema leva-o a desenhar posters alternativos de diversos filmes internacionais, que chegam a atingir algum reconhecimento mundial. Essa popularidade levou-o a criar por iniciativa própria um livro de compilação “Posters Alternativos”, reunindo essas criações gráficas.

Comentários