Livro da Semana


O gato comeu-te a língua?

de

Joana Rombert


«Estratégias, técnicas e conselhos para pais e educadores ajudarem as crianças no desenvolvimento da fala, da linguagem, da leitura e da escrita»

"A Maria tem três anos, compreende tudo mas quase não fala, será normal? O Francisco gagueja, o que posso fazer para ajudar? O Filipe não mastiga, usou chucha até muito tarde e agora fala à sopinha de massa. Acha que  me devo preocupar ou é só uma fase? O meu filho tem 6 anos e fala à «bebé»! A minha filha a falar troca o «r» pelo «l». Como posso ajudá-la a distinguir os sons? O Gonçalo chega a casa sempre rouco depois das aulas. Será normal? Nos ditados e cópias, o meu filho troca o «d» pelo «t», será disléxico? A Rita já está no quarto ano e continua a dar imensos erros ortográficos, acho que tem um problema...
O meu dia a dia como terapeuta da fala é passado, no hospital ou em consulta, a respondera estas e outras dúvidas e ansiedades dos pais. O tema da linguagem e da fala é, sem dúvida, um tema que nos preocupa a todos.
É pois preciso identificar os sinais de alerta, as dificuldades dos vossos filhos e atuar com estratégias próprias para cada caso. Este livro, amplamente ilustrado, pretende ser uma ferramenta prática de ajuda para pais, mas também para educadores e professores que se debatem com alguns destes problemas nas suas salas de aula.

SABIA QUE HÁ JOGOS PARA TRATAR A DISLEXIA?

É POSSÍVEL PROMOVER A COMUNICAÇÃO ENTRE PAIS E BEBÉS ATRAVÉS DE GESTOS SIMPLES.

É FUNDAMENTAL DIMINUIR A ANSIEDADE E FRUSTRAÇÃO DE UMA CRIANÇA QUE GAGUEJA. AS RIMAS E LENGALENGAS PODEM AJUDAR.

BASTA PROMOVER O DIÁLOGO ABERTO E AFETUOSO COM O SEU FILHO DURANTE 15 MINUTOS DIÁRIOS PARA AJUDAR DA LINGUAGEM.

SABIA QUE RESPIRAR PELO NARIZ E MASTIGAR ALIMENTOS DUROS MELHORA A FALA DO SEU FILHO?

CONHEÇA OS JOGOS QUE SE PODEM FAZER ENTRE PAIS E FILHOS PARA PROMOVER A LEITURA E A ESCRITA.

Neste livro começo por explicar o desenvolvimento da linguagem na criança que se inicia pelo choro, os gestos e a expressão facial. O que esperar em cada idade e em cada etapa e como os pais podem potenciar uma melhor comunicação. Abordo a compreensão e expressão verbal, problemas da audição que muitas vezes não são detetados, problemas de mastigação e respiração que podem levar a problemas de fala e linguagem. Questões como a imaturidade da fala, problemas de voz e as perturbações de aprendizagem na leitura e na escrita, como dislexia ou a disortografia que podem ter impacto no percurso escolar."

«INCLUI JOGOS E ESTRATÉGIAS PRÁTICAS, QUADROS EXPLICATIVOS COM AS ETAPAS DE DESENVOLVIMENTO. IDENTIFICA SINAIS DE ALERTA E RISCO»  

Comentários