Lenda da sopa da pedra

Conta a lenda que há muito, muito tempo, para os lados de Almeirim, viviam um frade muito pobre que costumava andar de aldeia em aldeia, a pedir pelas casas, para conseguir algo para comer.
Um dia chegou a casa de um camponês. Tinha a certeza de que ali iam dar-lhe qualquer coisa que lhe pudesse matar a fome. Aproximou-se, bateu à porta e disse:
- Ó compadre, será que me arranja alguma coisinha para fazer uma sopa? Estou mortinho de fome e um caldo vinha mesmo a calhar.
Mas não teve grande sorte e dali não conseguiu levar nada. Então, decidiu acrescentar:
- Bom, já que não há por aí umas couvinhas, então vou fazer uma sopa da pedra!
E, imediatamente, olhou à sua volta, como que a escolher a melhor pedra para a sua sopa. Baixou-se e apanhou do chão uma pedra bem lisinha. O camponês e a mulher não queriam acreditar e deram uma valente gargalhada. O frade reagiu, de imediato:
- Então nunca comeram uma sopinha da pedra? Pois fiquem sabendo que é muito boa! Não há nada tão delicioso.
Os camponeses continuavam sem acreditar naquilo que o frade dizia:
- Cá estamos para ver....
- E para provar esse famoso caldo!
Era mesmo isto que o frade queria ouvir. Não se fez esperar, lavou muito bem a pedra e preparou-se para começar a sua sopa. Depois de acrescentar a carne e o alho, o frade provou a sua sopa. Estava a ficar mesmo como ele gostava, mas achou que faltava um pouco de sal. E, sem sal, uma sopa nunca é a mesma  coisa. Por isso continuou:
- Com um pouco de sal é que era! Nada como uma sopinha bem temperada, não acha?
- Pois, então, aqui tem o sal. Sirva-se à vontade, mas não abuse!
O frade nem queria acreditar que já tinha a sua sopinha quase pronta, mas ainda tinha de acrescentar alguns ingredientes.
- Já só faltam as couves, as cenouras e umas batatinhas para acabar a minha sopa! Veja lá se tem algumas aí na sua horta!
A mulher do camponês nem pensou duas vezes. Já agora, também queria ver como ia ficar o tão famoso caldo de pedra daquele frade. Foi até à horta, apanhou umas couves tenrinhas, pegou numas cenouras e cortou umas batatas em pedaços. O frade apressou-se a colocá-las na panela, deixou-as cozer muito bem, abriu a sua bolsa e lá de dentro tirou uma bela fatia de pão.
A sopa estava, finalmente pronta e cheirava mesmo bem. Por isso, o frade começou a comê-la. E comeu, comeu, comeu, até nada sobrar. Só a pedra ficou no fundo da panela. O camponês e a mulher não deixavam de olhar para o frade e perguntaram-lhe:
- Ó senhor frade, então e a pedra?
E o frade, bem satisfeito e regalado coma sua sopinha, respondeu:
- A pedra? A pedra vou lavá-la e levo-a comigo outra vez!
Este frade foi um homem hábil que soube falar tão bem e de uma forma tão discreta que conseguiu comer uma bela panela de sopa onde não lhe queriam dar nada.

Ana Oom in "Lenda da sopa da pedra"

Comentários