UMA LENDA PARA MEDITAR

     Num reino que era república todos andavam descalços porque ainda não tinham sido inventados os sapatos. Um dia, numa época de campanha presidencial, um dos muitos candidatos a esta alta função quis conhecer o seu país e também desejou que o país o conhecesse; acompanhado pelos membros da sua comitiva, iniciou a volta ao reino. No primeiro dia percorreu a pé um bom pedaço do seu torrão, regressando ao quartel-general com os pés muito doridos. Irritado, ordenou aos da comitiva que mandassem atapetar todo o reino que era república nas próximas 24 horas; se o não fizessem, pagariam, depois da vitória eleitoral, com as suas carreiras.
     Assim dito, os pobres membros da comitiva nem jantaram no restaurante conhecido e dispersaram-se pelas casas respectivas. Sentiam-se na impossibilidade de cumprir tal ordem e passaram a noite sem dormir, aflitos. Alguns tomaram os calmantes, outros abriram livros políticos para saberem o que se escrevera num caso desses.
     Porém, um dos membros da comitiva, de manhã, procurou o candidato e amarrou-lhe aos pés dois pedaços de tapete. E disse-lhe: agora todo o reino que é república está atapetado para vossa excelência.
     Neste momento, creio, ainda anda, satisfeito, o andarilho.

Jorge Listopad, in "Fruta tocada por falta de Jardineiro"

Comentários