RAPUNZEL

Era uma vez um casal de camponeses que esperavam o seu primeiro filho. Viviam ao lado de um jardim murado que pertencia a uma bruxa. Um dia a esposa, no fim da gravidez, viu uma árvore com suculentos frutos no jardim, e desejou-os obsessivamente. Por duas noites, o marido saiu e invadiu o jardim da bruxa para os recolher para a esposa, mas na terceira noite, enquanto escalava o muro para retornar a casa, a bruxa apareceu e acusou-o de furto.

O camponês implorou por misericórdia e a bruxa concordou em absolvê-lo, desde que a criança lhe fosse entregue ao nascer. Desesperado, o homem concordou; uma menina nasceu, e foi entregue à bruxa, que lhe chamou Rapunzel.

Quando Rapunzel atingiu doze anos, a bruxa trancou-a numa torre alta, sem portas ou escadas, apenas com um quarto no topo. A bruxa ia visitá-la uma vez por dia e quando chegava gritava-lhe:
- Rapunzel, joga-me as tranças para que eu possa subir!
Ela jogava as tranças e a bruxa subia até ao alto da torre, escalando pelo cabelo de Rapunzel.

Um dia, um príncipe que cavalgava no bosque, próximo da torre, ouviu Rapunzel a cantar. Extasiado com aquela linda voz, foi à procura de onde vinha. Encontrou então a torre, mas sem nenhuma porta. Voltou frequentemente para a ouvir cantar, até que viu a bruxa a visitá-la, aprendendo assim como subir à torre.
No dia seguinte, o príncipe pediu a Rapunzel que jogasse as suas tranças. Quando subiu e viu a dona daquela voz encantadora, ficou apaixonado, voltando todas as manhãs para a visitar. A visita da bruxa era sempre de noite.

Até que um dia a bruxa veio mais cedo e viu o príncipe com Rapunzel. Quando ele se foi embora, ela subiu,  cortou as tranças a Rapunzel e guardou-as. Com um passe de mágica, enviou a menina para um deserto distante.

Na manhã seguinte, quando o príncipe chegou, a bruxa jogou as tranças. Quando ele estava quase a chegar ao alto da torre, sem se aperceber de nada, ela soltou as tranças e ele caiu em cima de espinhos, que lhe feriram os olhos, deixando-o cego.

A bruxa deu uma gargalhada e disse-lhe que nunca mais encontraria Rapunzel.

O principe desesperado, por perder a sua amada, e cego, começou a vaguear pela floresta. Caminhou sem destino, durante dias, até que chegou a um deserto. Enquanto caminhava ouviu uma linda canção, seguiu a direcção da música e encontrou Rapunzel. Ela veio ao encontro do príncipe e, quando se apercebeu que ele estava cego, começou a chorar. Suas lágrimas caíram nos olhos dele, fazendo-o voltar a ver.

Os dois foram morar para o castelo e viveram felizes para sempre.

Comentários