Ilustre Desconhecido: Miguel Cervantes

Quem é que não conhece a estória do Dom Quixote?

A globalização já se encarregou de tornar um dos maiores clássicos da literatura ocidental num verdadeiro fenómeno, muito graças às inúmeras versões que se têm feito da obra. Hoje em dia já se pode dizer que se leu um Dom Quixote da Alice Vieira ou do José Jorge Letria, já para não falar dos inúmeros desenhos animados onde figura o mítico cavaleiro e o seu fiel servidor Sancho Pança.

Mas por trás desta estória lendária e capaz de encantar e mover milhões por todo o mundo, há um génio criativo frequentemente esquecido ou relegado para segundo plano.
Miguel de Cervantes Saavedra nasceu na cidade universitária de Alcalá de Henares em 1547 e, embora filho de um cirugião famoso, teve uma vida bastante atribulada, chegando mesmo a ser preso pela Inquisição.
E foi a Inquisição que nunca permitiu a publicação da sua obra maior em vida. Mas Cervantes destacou-se igualmente no domnínio da poesia e do teatro, sendo que as suas novelas exemplares transportam consigo uma forte carga moral que ainda hoije nos faz questionar as nossas atitudes ecomportamentos.
Ouse descobrir porque é que Miguel Cervantes de Saavedra é um clássico!
Livros disponíveis na sua biblioteca:

O Casamento ardiloso e outras novelas exemplares
O Engenhoso Fidalgo Don Quixote de la Mancha
Novelas Exemplares
O Velho Ciumento

Comentários