Ilustre Desconhecido: Bob Dylan


Uma das questões mais polémicas dos últimos tempos é sobre a importância das letras das músicas enquanto manifestações literárias a ter em conta.

Se vários autores decidiram fazer versões musicadas de poemas de autores consagrados a fim de se conseguirem inscrever no cânone da cultura (no seu conceito mais geral), muitos são so que escrevem as suas próprias letras.

A quem caberá, pois, a importante decisão de decidir se uma determinada letra é considerada cultura ou não?

Não havendo consenso nesta temática, avançamos hoje com um ilustre desconhecido que não será assim tão desconhecido quanto isso.

Nascido em 1941, Robert Allen Zimmerman, mais conhecido como Bob Dylan, é hoje um dos mais consagrados cantautores norte-amercianos, tendo marcado profundamente várias gerações de músicos e políticos, sendo um dos mais polémicos nomeados para o Prémio Nobel da Literatura.

As letras das suas músicas, carregadas de forte ironia e com uma noção de intervenção social sempre bastante presente, têm-se vindo a tornar numa verdadeira referência da cultura popular, dentro do mais puro espírito da música folk que ele tanto promoveu.

Com mais de 45 álbuns na sua carreira, que começou em 1962, Bob Dylan é hoje um nome verdadeiramente incontornável da cultura do século XX.
A nossa proposta é agora que ouse descobrir a sua poesia aparte da sua música no seu Volume I de Poesia, disponível na sua bilioteca em 748 DYL.

Comentários