Crónica da Semana

National Geographic 
Fevereiro de 2017 
Edição nº91 

Na edição nº 91 da revista National Geographic, o foco das reportagens fotográficas recai sobre o monumento mais famoso de Petra, sobre a história e cultura do álcool, sobre o estados dos mares e a necessidade dos salvar e ainda, sobre as questões da masculinidade no século XXI. 
Partilhamos alguns excertos da foto-reportagem "Pequenos Homens", de Chip Brown e Pete Muller, que pode ser consultada integralmente na Biblioteca Municipal de Grândola.

«Pequenos homens
Como será que um rapaz do século XXI se torna homem? Alguns percursos parecem mais definidos que outros.
Drew Moore, de 11 anos, posa com a sua colecção de pressões de ar no quarto, onde a definição de um rapaz está impressa na parede. Na sua comunidade do Arkansas, a caça e a masculinidade estão interligadas: "Não é bem nós que não gostamos" de homens que não caçam, explica a sua madrasta Callie. "Porém, gostamos mesmo daqueles que o fazem."


(...)


Membros da comunidade reunidos junto da casa de Sadik Musa testemunham a sua circuncisão. Espera-se que o adolescente, coberto de lama, aguente com estoicismo. Sadik mantém-se imóvel, mostrando-se à altura de um homem bukusu. Com um rápido golpe de faca, torna-se esse homem.»

Comentários