Livro da Semana

 
Contos de aprendiz
 
de
 
Carlos Drummond de Andrade
 
 
 
   "«Aqui desejaria, porque o mundo é cruel e as histórias também costumam sê-lo, acelerar o ritmo da narrativa, prover Dasdores com os muitos braços de que ela carece para cumprir com sua obrigação, vestir-se violentamente, sair com as amigas - depressa, depressa! -, ir correndo pela ladeira acima, encontrar a igreja vazia, o adro deserto, e nenhum Abelardo. Mas seria preciso atribuir-lhe, não braços e pernas suplementares, e sim outra natureza, diferente da que lhe coube, e é pura placidez.»
 
   Contos de aprendiz é a mais importante investida na prosa feita por Carlos Drummond de Andrade, grande nome da poesia brasileira, publicada quando o autor estava prestes a cumprir 50 anos. São quinze histórias evocativas da memória ficcionada do Brasil de inícios do século XX, um país provinciano e deslumbrado com a modernidade que novidades como o cinema e o telefone anunciavam. Histórias tão vívidas que parecem confundir-se com as memórias do criador. Com uma sensibilidade ímpar, um fio de humor e um certo tom de melancolia, Drummond compõe uma prosa moderna e docemente irónica, cuja preocupação central é, sempre, o homem e o seu lugar no mundo em transformação.
   
   De «O gerente» a «O sorvete» - verdadeiros clássicos da literatura -, Contos de aprendiz regista os momentos de maior génio de um dos mais aclamados e admirados escritores de língua portuguesa do século XX:"

Comentários