Livro da Semana

 
Apenas miúdos
 
de
 
Patti Smith
 
 
   "Este é o primeiro livro de Patti Smith em prosa. É um livro de memórias - que começa no Verão em que Coltrane morreu, no Verão do amor livre e de todos os motins, no Verão em que conheceu a figura central deste livro, o lendário fotógrafo americano Robert Mapplethorpe. Mas é também o retrato de uma época - dos dias do Hotel Chelsea, da Nova Iorque do fim dos anos 1960 - e uma comovente história de juventude e amizade.
   Apenas Miúdos é uma fábula em que encontramos poesia, rock'n'roll, sexo e arte que começa numa história de amor e acaba numa elegia.
 
   Patti Smith é escritora e artista musical e visual. Começou a ser reconhecida durante os anos 1970 pela fusão revolucionária de rock'n'roll e poesia do seu trabalho. O disco seminal, intitulado Horses, mostrando na capa a célebre fotografia tirada por Robert Mapplethorpe, foi aclamado um dos cem melhores álbuns de sempre. Patti Smith gravou doze álbuns.
   Os seus desenhos foram expostos no Gotham Book Mart, em 1973, e pelo Andy Warhol Museum, em 2002. Foram também alvo de uma mostra, juntamente com com as fotografias e instalações da sua autoria, na Fondation Cartier pour l'Art Contemporain em Paris, em 2008.
   Smith publicou vários livros - entre os quais Witt, Babel, Woolgathering, The Coral Sea e Auguries of Innocence -, recebeu, em 2005, a mais alta distinção da República Francesa no campo das artes, Commandeur des Arts et des Lettres, e, em 2007, passou a integrar o Rock and Roll Hall of Fame.
   Patti Smith casou-se com o já desaparecido Fred Sonic Smith, em Detroit, em 1980. Tiveram um filho, Jackson, e uma filha Jesse.
   Patti Smith vive actualmente em Nova Iorque."
 


Comentários