Livro da Semana

 
Um circo que passa
 
de
 
Patrick Modiano
 
 
 
   "Um circo que passa revela bem o estilo de Patrick Modiano, fortemente marcado pela guerra, pelos anos 40 e pela sua própria infância.
 
   A polícia, os bares duvidosos e as ruas de uma cidade simultaneamente amiga e inimiga - é nesta Paris dos anos 60 que acompanhamos a fuga e as deambulações de um casal à procura do amor. Uma história que tem como narrador Jean, e em que toda a ação gira em torno do seu relacionamento, aos dezassete anos, com a misteriosa Gisèle. Ambos têm muito a esconder um do outro. Partilham, porém os mesmos sonhos.
 
   «Ela tinha deixado as chaves do carro em cima do tabliê. Entrou no prédio. Perguntei a mim próprio se ela voltaria. Após alguns instantes, saí do carro e plantei-me à porta do edifício, uma porta envidraçada com ferragens. Talvez houvesse uma porta dupla. Ela desaparecera e deixara-me ali com aquele carro inútil. Tentei raciocinar. No caso de ela fugir eu tinha vários pontos de referência: o café da Rua Washington do qual Jacques era cliente assíduo, o apartamento de Ansart e principalmente as malas. Porquê este medo de a ver desaparecer? Eu conhecia-a há vinte e quatro horas e não sabia nada dela. Até o seu nome próprio eu tinha sabido por terceiros. Ela não parava num sítio, andava de um lado para o outro como se fugisse de um perigo. Tinha a sensação de a não conseguir deter.»"

Comentários