TRÉGUAS

   "Na Páscoa, tal como em outras épocas festivas, as nossas estradas tornam-se cenário de uma autêntica catástrofe. Um estrangeiro que veja num noticiário português o saldo da Operação Páscoa pode pensar que está a assistir a uma reportagem sobre Bagdade num dia de atentados. E, como portugueses e iraquianos têm em comum o pormenor estético de serem igualmente muito dados ao uso do bigode, só os mais atentos é que se vão aperceber que não é do Iraque nem da CNN que chegam as imagens. É de Portugal. 
   Mas, descontando a discrepância geográfica, tudo o resto é muito parecido. Confusão, caos, ausência de regras, muitos camelos na via pública (embora lá sirvam de meio de transporte e cá andem ao volante), e, como já referi, muito pessoal de bigode, mas muito menos de barba.
   É por isso que convém que nós (não me excluo, também faço parte do bando), de uma vez por todas, tiremos o pé da tábua nestas alturas. Não devia ser só nestas alturas, mas ao menos nestas. Vamos fazer tréguas. Ou então mais vale desistir e pedir a intervenção dos capacetes azuis da ONU. Como estamos é que não podemos continuar.
   Algo extremamente interessante é ver que o português, cada vez mais, procura destinos quentes para fazer umas curtas férias nesta altura. Basta dizer que os portugueses esgotam sempre os voos e hotéis de certas zonas do Brasil e de Cuba. Enfim, estamos finalmente a tornar-nos num país europeu e desenvolvido em várias coisas. Já fazemos férias em destinos tropicais, temos carros topo de gama por tudo o que é lado e já não fazemos o trabalho «sujo», que deixamos para os que para cá vêm trabalhar. Estamos a ficar uma espécie de suecos por etapas. Faltam-nos agora as outras etapas. A do desnvolvimento, a dos salários, a da produtividade. Mas vamos com calma. Uma coisa de cada vez. Já vencemos a primeira etapa. Agora dêem-nos uma trégua. Deixem-nos descansar um bocado para podermos atirar-nos às próximas.É que, parcendo que não, tantas férias e tanta boa vida sempre cansam. Ufa!" 

António Feio, Eduardo Madeira, in "Forte e Feio"

Comentários