Livro da Semana


Pai, tiveste medo?

de

Catarina Gomes


"A memória da guerra e a inquebrável ligação entre pais e filhos."

"A Guerra Colonial ainda vive em muitos dos que combateram, mas também nos que apenas a conheceram à distância."

"São doze histórias de vida, relatos de quem descobriu a guerra através da memória dos pais.
Uma verdade contada ou esquecida, construída ao sabor das perguntas e da imaginação."

   "Quarenta anos depois do fim da Guerra Colonial, a memória do conflito continua viva em muitos portugueses. Não só pelas marcas deixadas nos militares que combateram, mas pela forma como ela se estendeu às suas famílias, nomeadamente dos filhos. Para os que tiveram um pai a combater em África, a guerra também foi deles, apesar de nunca terem sequer disparado uma arma.
   Essa memória partilhada foi sendo construída pelos filhos ao sabor das emoções que iam experimentando: uns sentiram-se fascinados pelas aventuras heróicas de um pai em guerra; outros sofreram na pele o pesadelo interminável do qual o pai nunca se libertou; e outros ainda deixaram perguntas por fazer com medo das verdadeiras respostas.
   A jornalista Catarina Gomes, filha de um ex-combatente da Guerra Colonial, reúne neste livro 12 dessas histórias. São experiências de guerra vividas por filhos de combatentes que, de forma muito pessoal e única, aprenderam a juntar os pedaços de uma memória que não é sua. Entre álbuns de fotografias, cartas antigas de madrinhas de guerra, malas empoeiradas, cabeças e peles de animais e relatos distantes, cada uma destas pessoas herdou uma história; algumas foram atrás do passado para perceberem um pouco melhor o pai que regressou ou que nunca chegaram a conhecer.
   Em Pai, tiveste medo?, descubra um conflito que marcou Portugal. Um livro sobre a memória, a guerra e a inquebrável ligação entre pais e filhos."

Comentários