Ovos cozidos também dão pintos?

Um dia o Juiz de Fajão ia pela serra fora e encontrou um amigo que vinha assim com cara de aborrecido.
- Homem, que é que vocemecê tem, que vem assim tão aborrecido?
- Deixe-me aqui. Então não quer saber? Fui há dias comer à venda do F.: comi uns ovos cozidos e um pão e bebi uma caneca de vinho. No fim perguntei quanto devia, e o homem apresentou-me uma conta alto lá com ela! Tanto de pão, tanto de vinho, tanto de ovos, tanto de pintos, tanto de galinhas, tanto de galos.
É claro que repontei: Então eu só comi dois ovos cozidos, como é que apareceram os pintos e as galinhas e os galos?
- Ah! É que esses ovos, se o sr. os não comesse, podiam dar pintos, e os pintos dar frangos e frangas, e galos e galinhas; e assim por diante,
- Pois eu é que não pago, a não ser em tribunal! E é que raio do taberneiro foi mesmo para tribunal da Pampilhosa apresentar queixa contra mim, e qualquer dia é o julgamento.
Diz-lhe o Juiz de Fajão: Não se apoquente, que quem vai defendê-lo sou eu. Só me avisa do dia do julgamento.
No dia marcado para o julgamento, estava tudo a postos: o Juiz, o réu, o queixoso, as testemunhas, tudo, só o advogado do réu é que não aparecia. O Juiz perguntou ao réu pelo advogado, e ele disse:
Ó Sr. Dr. Juiz, saberá Vossa Senhoria que ele não deve demorar.
Daí por um grande bocado aparece o Juiz de Fajão, com ar muito cansado, e, dirigindo-se ao colega que presidia ao julgamento, apresentou-lhe as suas desculpas:
- Peço desculpa por esta demora, mas é que estive a cozer dois alqueires de favas para semear, e por isso é que não pude vir mais cedo.
Diz logo o Juiz:
- Então as favas cozidas também nascem?
E vai aqui assim o Juiz de Fajão:
- E os ovos cozidos também dão pintos?
Estava feita a defesa do réu.

A. Nunes Pereira in "Os contos de Fajão"

Comentários