Livro da Semana

 
 
A imperfeição do amor
 
de
 
Joaquim Mestre
 
 
"Escreve durante toda a noite, pois os segredos de uma carta de amor são subtis e requerem muita experiência, quer de escrita quer de vida. É preciso conhecer muito bem a alma humana, para ir de encontro aquilo que as pessoas necessitam de ler num determinado momento das suas vidas. Porque o amor é também uma irrealidade que precisa de ser construída como qualquer fantasia. E tão bem que leve os amantes a acreditar. Uma carta de amor tem destas subtilezas."
 
"A vila de Mazouco, na Galiza, nunca mais foi a mesma desde a noite em que uma estrela parou sobre a taberna de Xosé Regueiro e nasceu o seu filho, Quico Regueiro. Os acontecimentos que se seguiram, deixando todos maravilhados, vão construindo e ao mesmo tempo desvendando uma teia narrativa que evoca autores como Juan Ruflo ou Gabriel García Márquez.
 
Uma criança prodigiosa capaz de adivinhar o futuro, a história de um pastor enganado pela mulher, uma artista de circo pouco dada aos pudores da vida ou um homem que escreve cartas de amor que enfeitiçavam as mulheres fundem-se numa história de grande riqueza onírica e uma linguagem poética envolvente.
 
Depois de O Perfumista, editado também pela Oficina do Livro, A imperfeição do amor vem confirmar a originalidade da escrita de Joaquim Mestre na literatura portuguesa actual."

Comentários