Ilustre Desconhecido - João Tordo



João Tordo nasceu em Lisboa em 1975, filho de Fernando Tordo e de Isabel Branco.


Formado em Filosofia, cursou Jornalismo e Escrita Criativa, em Londres e Nova Iorque. Exerceu Jornalismo, tendo publicado em O Independente, Público, Sábado, Elle e Egoísta. Actualmente é guionista (escreveu, em parceria, o guião pra o filme Amália, A Voz do Povo), tradutor e cronista, além de dar formação em workshops de ficção.


Estreou-se na literatura em 2004 com a publicação de O Livro dos Homens Sem Luz. O seu segundo romance, Hotel Memória, foi publicado em 2007; tal como a sua primeira obra, foi bem recebido pela crítica. As Três Vidas, publicado em 2008, granjeou ao autor o Prémio José Saramago 2009. João Tordo integrou ainda as antologias O Homem que Desenhava na Cabeça dos Outros, Contos de Terror do Homem Peixe, Um Natal Assim, Dez Histórias Para Ser Feliz e Contos de Vampiros. Em 2010 regressa aos romances com O Bom Inverno, considerado pela crítica como sendo o seu melhor romance. Segundo o autor, O Bom Inverno "ia ser uma história sobre a amizade quando, de repente, se transformou numa coisa diferente, numa história sobre o egoísmo e o fracasso, camuflada por um crime e uma situação muito clássica do livro negro, com 12 personagens cercadas numa casa". Um romance que se aproxima do território do policial e da literatura de mistério, sem, no entanto, pretender sê-lo: "O mistério, ou o crime, servem neste livro para catapultar a situação, mas a resolução desses não é importante, o que é importante é aquilo que acontece às personagens, ou como as suas vidas vão ser mudadas por esta situação terrível."


A descobrir, na sua Biblioteca, o autor "que é já a maior revelação das letras portuguesas deste século", segundo António-Pedro Vasconcellos.

Comentários