Ilustre Desconhecido: Miguel Torga


Adolfo Correia da Rocha nasceu em 12 de Agosto de 1907, em S. Martinho da Anta, concelho de Sabrosa, trás-os-Montes. Filho de camponeses, o meio rural e agreste em que se fez homem e escritor para sempre estariam presentes na sua vida, inscritos na sua obra. A ligação umbilical à terra, à região natal, a Portugal, à própria Península Ibérica e às suas gentes, é uma constante dos textos do Autor. Eu sou quem sou, afirma, explicando a razão de ser do heterónimo. Torga é uma planta transmontana, urze campestre, cor de vinho, com as raízes muito agarradas e duras, rígidas, Miguel Torga é um nome ibérico, característico da nossa península. Pesou também na escolha a influência de dois grandes escritores espanhóis: Miguel de Cervantes e Miguel de Unamuno.

Médico de profissão, foi na cidade de Coimbra que se fixou e onde exerceu, dando consultas gratuitas aos mais necessitados.

Nunca pertenceu a grupo político algum (O meu partido é o mapa de Portugal), mas a sua oposição ao Estado Novo e a denúncia dos crimes de guerra civil espanhola, nomeadamente o assassinato do poeta andaluz Federico García Lorca, valeram-lhe a apreensão das suas obras e a prisão pela PIDE.

Foi agraciado com vário prémios, nacionais e internacionais. Foi por três vezes candidato ao Prémio Nobel da Literatura.

Contista exímio, romancista, ensaísta, diarista, dramaturgo, considerado um cultor da Língua Portuguesa, Miguel Torga foi, sem dúvida, uma das mais marcantes figuras da nossa literatura do século XX.

Faleceu em Coimbra, no dia 17 de Janeiro de 1995.


Obras do Autor que pode encontrar na sua Biblioteca:

Prosa
Contos
Contos da Montanha
Novos Contos da Montanha
A Criação do Mundo
Diário (16 volumes)
Fogo Preso
Portugal
Rua
O Senhor Ventura

Poesia
Antologia Poética
Cântico do Homem

Teatro
Mar: Poema Dramático
TerraFirme: Drama em Três Actos

Comentários