Ilustre Desconhecido: Álvaro de Campos



Álvaro de Campos
(1890-1935 ?)








Álvaro de Campos nasceu a 15 de outubro de 1890, em Tavira.

Depois de uma educação vulgar de liceu formou-se em Engenharia Naval, sem grande brilhantismo, em Glasgow (Escócia).


Fisicamente é alto (1,75 m), magro e com tendência a curvar-se. Usa monóculo e a cara rapada, tipo Judeu Português.


Numas férias fez uma viagem ao Oriente, de onde resultou o Poema "Opiário". Viveu depois em Lisboa, sem exercer a sua profissão. Dedicou-se à Literatura, intervindo em polémicas Literárias e Políticas.


A trajectória Poética de Álvaro de Campos está compreendida em 3 fases:



  • A primeira, a fase do Decadentismo é condensada no Poema Opiário, e é caracterizada pelo tédio, destruição interior, procura de evasão, desinteresse por tudo o que o mundo lhe oferece e pela saturação da civilização. É marcada pelo Romantismo e Simbolismo.


  • A segunda, a fase Futurista/Sensacionalista, decorre da influência de Whitman. É a fase da idealização poética industrial. Celebra o triunfo da máquina, da energia mecânica e da civilização moderna. Procura a totalização das sensações. Exprime a energia ou a força que se manifesta na vida.


  • A terceira, a fase do Pessimismo, em que Álvaro de Campos se sente vazio, um marginal, um incompreendido. Esta fase é caracterizada pelo sono, cansaço, desilusão, revolta, inadaptação, dispersão, angústia, desânimo e frustração.

Álvaro de Campos é a personagem Pessoana que mais se aproximou de uma poesia realista e, é também, quem mais foi marcado pelos símbolos da modernidade.

Comentários