Ilustre Desconhecido: Agatha Christie


Agatha Christie
(1890-1976)
Agatha Mary Clarissa Miller nasceu em Torquay, condado de Devonshire, Inglaterra, em 15 de Setembro de 1890.
Foi educada em casa e somente aos 15 anos frequentou uma escola, em Paris.
Em 1914 casou com o seu primeiro marido, Archibald Christie, adoptando então o apelido Christie, com que se tornou conhecida no mundo da literatura.
Durante a I Guerra Mundial (1914-1918) prestou serviço voluntário num hospital, primeiro como enfermeira e depois como funcionária da farmácia. Esta experiência revelar-se-ia fundamental para o conhecimento dos venenos e preparados que figurariam em muitos dops seus livros.
Com o seu segundo marido, Max Mallowan, Arqueólogo, Agatha viajaria um pouco por todo o mundo, participando activamente nas suas escavações arqueológicas, nunca abandonando contudo a escrita, nem deixando passar em claro a magnífica fonte de conhecimento e inspiração que estas viagens lhe proporcionaram.
Com centenas de milhões de exemplares dos seus romances policiais publicados em todo o mundo, é conhecida como "A Rainha do Crime" ou, como preferia ser apelidada, "A Duquesa da Morte". É a autora mais publicada da história, em qualquer idioma, apenas ultrapassada por Shakespeare.
Publicou, ainda, alguns romances com o pseudónimo de Mary Westmacott.
Começou a escrever sob a influência da mãe, que a incentivou a criar um conto quando estava de cama, doente.
O seu primeiro grande êxito foi o romance policial "O assassinato de Roger Ackroyd", publicado em 1926.
Criou personagens mundialmente conhecidas, tais como: Hercule Poirot, detective belga excêntrico e teimoso; e a detective Miss Jane Marple, uma velhinha solteirona, inspirada na avó de Agatha.
Em 1956 viu o seu talento e o seu papel na literatura e nas artes serem oficialmente reconhecidos. Foi o ano em que foi distinguida com o título de Commander of the British Empire.
Em 1971, a Rainha Isabel II de Inglaterra consagrou-a com o título de Dame of the British Empire.
Deixando para trás um legado universal celebrado em mais de cem línguas, Agatha Christie morreu a 12 de Janeiro de 1976, de pneumonia.
Na Biblioteca Municipal existem cerca de 50 obras desta autora, com a cota 82 LE-312.4 CHR

Comentários