Ilustre Desconhecido: Truman Capote


Nascido em 1924 em Nova Orleães, Truman Streckfus Persons, mais conhecido como Truman Capote, foi um dos mais polémicos e geniais autores do século XX americano.


A sua infância bastante perturbada é frequentemente apontada como a principal razão para a postura bastante contraditória que viria a assumir socialmente, nunca escondendo a sua homossexualidade.


Contudo, movimentou-se sempre nos mais elitistas círculos intelectuais norte-americanos, fazendo parte de uma das mais produtivas gerações de criação artística não só da história dos Estados Unidos, como também do século XX.


Com um tom geralmente auto-biográfico, Capote viria ainda a inaugurar o género literário do romance de não ficção com o seu romance A Sangue Frio, onde descreve um homicídio depois de ter convivido de perto com os seus dois autores no corredor da morte.


A autoria deste romance marcou-o profundamente, pois depois da sua publicação, jamais viria a terminar um livro, passando bastante tempo em clínicas de recuperação por causa dos seus constantes esgotamentos.


Morreria em 1984, pouco tempo depois do seu sexagésimo aniversário.
Recentemente saíram dois filmes que nos ajudam a perceber um pouco mais sobre uma das brilhantes mentes literárias do século XX.
Livros disponíveis na bilioteca:
Música para Camaleões - 82 LE-3 CPT
Um Natal e outras Histórias - 82 LE-3 CPT
Súplicas Atendidas - 82 LE-3 CPT
A Sangue Frio - 82 LE-312.4 CPT

Comentários