Ilustre Desconhecido: Enrique Vila-Matas



O catalão, que foi uma das "estrelas " do recente encontro de escritores na Póvoa do Varzim correntes d'escritas, tem-se vindo a assumir como um dos nomes mais sonantes da actual literatura espanhola.


Fazendo uso dos seus intermináveis conhecimentos literários, Vila-Matas convida-nos a entrar, em cada um dos seus livros, no mundo fantástico da literatura, conferindo-lhe um tom normal, ajudando a desmitificar o "monstro " literário.


Vila Matas é-nos igualmente querido pela frequência com que invoca o imaginário lusitano, com especial destaque para o nosso modernismo e com Fernando Pessoa em grande destaque.


Em Estranha Forma de Vida, o título advém mesmo do famoso fado de Amália.
Exilado em Paris por causa do regime franquista, Vila-Matas viveu num apartamento alugado por Marguerite Duras ( de quem se tornou amigo) ecomeçou aescrever por influência do polaco Witold Gombrowicz de quem nunca leu ma única linha, mas de quem conhece a teoria literária perfeitamente.
O maior problema dos seus livros é mesmo conseguir classificá-los, uma vez que são um misto de ensaio e de romance.
A sua biblioteca tem disponível o seu mais famoso romance Bartleby & Companhia, onde somos convidados a enfrentar um dos mais famosos paradigmas literários que é o do Bartleby de Melville.
A não perder, disponível em 82 LE-3 MTS

Comentários