Livro da Semana

 
A de Açor
 
de
 
Helen Macdonald
 
 
   "Distinguido com o mais importante prémio da literatura de não ficção (o Samuel Johnson Prize), A de Açor deixou os críticos dos dois lados do Atlântico tão rendidos como intrigados. À superfície o livro relata o luto da autora após a morte do pai. Mas é a forma «naturalista» desse luto que dita a absoluta singularidade desta obra-prima.
 
   Helen Macdonald - historiadora, poeta, falcoeira - é amante de pássaros desde menina, quando acompanhava o pai pelos campos, armada de binóculos. Anos mais tarde, ao chegar aos 40 e subitamente só, compra um açor - a mais letal e indomável das aves de rapina - e decide treiná-lo. Está encontrada a sua terapia, a sua fuga, a sua descida ao inferno.
 
   Porque treinar o açor torna-se uma obsessão, na qual a autora habilmente nos enreda. Sentimos o magnífico predador sempre por perto, a pulsar de vida, as garras a cravarem-se no punho de couro, os olhos a piscarem ameaçadores. E somos cúmplices das caçadas que se seguem, cada vez mais sangrentas, numa espiral de bestialidade aparentemente sem fim.
 
   Helen propõe-nos uma profunda meditação sobre a solidão, a dor, a perda. Mas acima de tudo sobre o que faz de nós humanos, o que nos aproxima e nos afasta das feras. E sobre a centelha de humanidade que nos permite, talvez, a redenção."

Comentários