A PEDRA

"Kapapelo passava todos os dias por aquela pedra e olhava. A pedra era estranha. Às vezes parece que se mexia. A mãe tinha-lhe ensinado, Olha, meu filho, quando vais num caminho e ficas cansado e precisas de descansar, vê bem onde te sentas. Contam uma estória, meu filho, mas é só estória, que um caçador distraído, à noite, muito cansado, sentou-se num tronco caído no chão. Afinal era um leão que estava a dormir e, de manhã muito cedinho, quando o leão acordou, apanhou um susto nas costas, atirou com o caçador para o ar e ele, leão, mania de rei da selva, desatou a fugir.
Um dia Kapapelo, mesmo a passar ao lado da pedra, deu-lhe cansaço, vontade de descansar e perguntou na pedra: Ó pedra, deixas-me fazer um cochito de descanso, só sentar um bocadinho para depois continuar até na casa do professor?
A pedra não respondeu e Kapapelo sentou-se.
Tirou do bolso um bocado de jinguba e bombô que a mãe lhe dera para a viagem e começou a comer. Ele gostava muito daquela jinguba com um bocado de sal e comia mesmo com a casca e o bombô nem se fala, era a avó dele que fazia e antes de assar ficava a curtir num saco enterrado no lodo do rio.
Mas Kapapelo começou a ver que os pés dele, que antes estavam no chão, agora ficavam no ar. Que raio de pedra és tu que estás a crescer? Perguntou Kapapelo, e cada vez mais a pedra crescia. Mas ó pedra, que brincadeira é esta ou és uma pedra feitiço?
O que é que a tua mãe te falou para quando necessitasses de descansar no caminho?
Perguntou a pedra.
Para tomar cuidado e ver bem onde me sentava.
Pois não tomaste cuidado. A tua sorte é que eu estou a jiboiar um boi que comi?
A jiboquê?
A jiboiar, sim, não vês que eu sou uma jibóia?
Mas baixa-me só desse primeiro andar que eu depois conto-te uma estória de jibóia que ouvi contar na minha mãe.
Está bem, vou-te baixar. E a jibóia começou a baixar e assim que Kapapelo pôs os pés no chão saiu logo de cima da jibóia, afastou-se, a jibóia perguntou qual a estória afinal?
E Kapapelo respondeu já numa corrida:

A estória que eu vim saber
É de uma jibóia a jiboiar
Com boi inteiro a comer
Kapapelo põe-te andar!"

Manuel Rui in "Conchas e Búzios"

Comentários