Ilustre Desconhecido: Miguel Esteves Cardoso


Nascido em Lisboa a 25 de Julho de 1955, Miguel Esteves Cardoso tem-se destacado no panorama cultural portugês como um dos mais criativos e prolificos jornalistas portugueses.

Fruto de uma educação privilegiada, cedo tomou contacto com a New Wave britânica enquanto fazia a sua tese de doutoramento na Universidade de Manchester.

Escrítica Pop acaba por ser um reflexo desses tempos, introduzindo em Portugal um conjunto de bandas que são hoje referência no panorama musical internacional como os Joy Division e os New Order.

Tendo ainda feito um pós-doutoramento em Oxford, acabaria por abandonar a carreira académica em 1988 aquando do lançamento do Independente, começando a dedicar-se quase exclusivamente ao jornalismo, desenvolvendo ainda mais a sua impressionante qualidade enquanto cronista.

Com um humor claramente marcado pelo sarcasmo britânico e um domínio da língua portuguesa a todos os níveis invejável, Miguel Esteves Cardoso conseguiu criar algumas polémicas com alguns dos vultos da cultura portuguesa como Eduardo Prado Coelho ou Fernando Namora.

Depois de um período de imenso fulgor durante a década de 90, houve muitos que o julgaram acabado, mas o seu mais recente livro (Em Portugal não se come mal) vem provar exactamente o contrário.

Livros de Miguel Esteves Cardoso disponíveis na sua Biblioteca:


Em Portugal não se come mal

Escrítica Pop

A causa das Coisas

As minhas Aventuras na República Portuguesa

Os meus problemas

Último volume

A Vida Inteira

O amor é fodido

O cemitério de raparigas

Explicações de Português

A minha andorinha

Comentários