3 ditos nos Cadoços

No âmbito do programa de promoção da leitura nos Centros de Dia dos Cadoços e Silha do Pascoal iniciado a 15 de Janeiro do presente ano, temos feito a recolha de histórias e ditos populares.

Alguns deles serão transcritos neste blogue, assim como algumas das fotos dos encontros.

Boas leituras!





Naqueles tempos em que não havia estradas como agora e em que se tinha que passar pelo meio dos campos de eira, estava um homem trabalhando na ceifa, ali para os lados do Bairro Novo dos Cadoços, quando se lhe aparece um moço tresloucado que lhe diz três coisas:
Grande névoa vai na serra; grande ceifa aqui vai se não estiver furada e bela moça ali tem guardada se não a tiver tirada.
Mas como será possível haver névoa na serra se o dia está limpo, ou o trigo furado se ele já está apanhado e como saberá ele que tenho uma filha guardada em casa? – pensou logo o lavrador.
Em não crendo na sanidade do rapaz, despachou-o de imediato, retomando o seu trabalho na ceifa.
Em chegando a casa, partilhou com a filha os ditos do rapaz. Ao contrário do que esperaria, a filha deu razão ao rapaz:
Pois não haveria de estar névoa na serra se o pai é careca. Será uma boa ceifa se se conseguir vender toda na feira e eu ainda sou virgem meu pai.
No dia seguinte o moço regressou aos campos onde trabalhava o pobre lavrador para pedir a mão da sua filha em casamento.
Ainda antes de conceder, já ela tinha tudo preparado para seguir vida com o seu namorado.

Comentários