Histórias da Ajudaris'11


A importância da palavra Amizade


Era uma vez um menino que se chamava José e andava no 2.º ano de escolaridade. Era um menino muito mal comportado, batia muito nos amigos, não respeitava a professora, faltava muito à escola e tirava sempre más notas. Também não gostava dos meninos que eram mais escurinhos e não sabia o valor da amizade.
Um dia, os amigos decidiram não falar mais com ele. Quando o José fazia alguma pergunta, os amigos não lhe respondiam. Pensaram entre todos numa forma de ajudar, para que o José começasse a ser amigo deles.
Lembraram-se de falar com a mãe do José, para que ela lhe contasse histórias sobre a amizade, a fim de ele perceber o valor desta palavra. Entretanto, na escola, os amigos tentavam mostrar que a amizade é muito boa. Brincavam todos juntos, jogavam à bola, faziam em conjunto os trabalhos de casa e ajudavam o menino sempre que ele precisava. O José começou a ficar mais atinado e brincalhão. A professora começava a estranhar o novo José e quis saber o que se estava a passar. Os meninos explicaram à professora que estavam todos a ajudar o José a perceber o significado da amizade.
A professora, quando se apercebeu do trabalho que os meninos estavam a fazer para que o José atinasse, começou a participar e achou que devia dar uma nova oportunidade ao José. Começou a ser mais meiguinha, a explicar melhor as coisas, a ajudar a fazer os trabalhos e deixava-o ir ao recreio. 
Como o José ia fazer anos, a turma toda e a professora prepararam uma festa surpresa e convidaram também a mãe do José. A festa ia ter muitos balões e enfeites, presentes, música e muita animação.
Um dia, quando as aulas terminaram, todos os meninos combinaram com a professora confeccionarem um bolo grande e bonito. O José não sabia de nada e, assim que a escola terminou, foi para casa. O bolo ia ser de chocolate, com morangos a enfeitar e o nome do José estava escrito com chantilly. Teria também oito velas e a palavra amizade bem realçada no bolo.
E chegou o dia do aniversário. Quando o José chegou à escola, os meninos gritaram surpresa. O José ficou muito impressionado e com lágrimas nos olhos. A mãe estava feliz, porque, finalmente, o José percebeu o valor da palavra amizade. Todos trabalharam para este fim, a mãe do José contando histórias e a escola toda unida a partilhar a amizade com o José.
A partir deste dia, o José nunca mais se portou mal e levantou as notas. A palavra amizade é muito especial na nossa vida. A partir deste dia, também para o José começou a ser.

Mariana Bento - Escola Artística Soares dos Reis - ilustração
Agrupamento de Escolas do Amial - texto
EB1/JI da Agra

Comentários