No banco de trás

A Mariana contou-me uma história que aconteceu com a irmã dela, a Rute. Eu sei que é verdade porque a Mariana não me mente: ela é a minha melhor amiga!
A Rute tem dezoito anos e tem um carro muito fixe que o pai lhe ofereceu de prenda de anos por ter notas tão boas. A Rute é um bocado marrona, mas também gosta de se divertir. Ainda bem, senão acho que seria um bocado chata, não é? Mas vamos à história...
Na semana passada, a Rute foi a uma festa, algures na cidade, não sei onde exactamente, e a festa acabou muito tarde, por volta das duas da madrugada.
Quando a Rute estava a conduzir de regresso a casa, a cidade estava vazia, nem um gato nas ruas. Isso é mesmo assustador, não é? Bem, a Rute lá continuou o seu caminho.
Olhando pelo espelho retrovisor, viu que estava um camião enorme, mesmo atrás dela. Ela conseguia ver o condutor, e ele era grande e estava todo inclinado para a frente e, bem... ele começou a fazer-lhe sinais de luzes: faróis médios, máximos, desligados. É mesmo perigoso conduzir à escuras! O homem continuava a fazer-lhe sinais de luzes e a Rute não sabia o que fazer. Pôs o prego a fundo.
Mas quando ela virou à esquerda, o homem também virou. Depois ela virou à direita na Rua do Lago, que é onde a Mariana vive, e o homem também virou à direita. Até a seguiu na estrada particular da casa dela! Então, a Rute pôs a mão na buzina e não a tirou mais. O seu pai acordou imediatamente e veio a correr ver o que se passava.
- Aquele homem! - gritou a Rute. - Veio a seguir-me e a fazer-me sinais de luzes o tempo todo pela cidade fora.
Então o condutor irrompeu do seu camião. Era grande e tinha uma cicatriz a atravessar-lhe a bochecha: - Depressa! - berrou. - Há um homem no banco de trás. Eu fiz-lhe sinais de luzes de cada vez que ele erguia o seu machado.
Então, com um grito, o pai da Mariana arrastou a Rute para fora do carro enquanto o condutor com a cicatriz, abria num repente a porta traseira e se atirava ao homem escondido no banco de trás.

Kevin Crossley-Holland in "Contos Arrepiantes"

Comentários