O Mundo Por Um Real

"Duas ou três vezes por mês, à sexta, o bufarinheiro descia ao Porto empurrando cansadamente o seu bazar de bugigangas e, enquanto de rua em rua ia subindo com o seu rouquíssimo pregão, um rasto de alpercates envelhecia, de porta em porta, aos olhos de quem o via da janela.
Para guardar lugar, chegava de véspera.
Vinha à tardinha, dos lados de Aldoar, e logo metia pelo Barredo em direcção ao rio, por ali se alistando a um balcão mal frequentado de taberna onde O-Unha-Encravada, já velho como ele, e sem idade, servia o pataco sopas de vinho e, lá mais para a noite, um caldo, sardinhas e pão.
Para escapar ao relento, bastava-lhe o amparo de um arco, o braço de telheiro.
E com o peso do mundo a carregar no sombrero, a sono solto acamava entre rodas, como um anjo, que entre estrelas frias dormisse.

Alfinetes
«Quem assim dorme já em vida pagou o que o mundo lhe tem a cobrar.»

Pente
«Se asim não fosse, pobre dele, até os cães o desprezariam; nem as crianças haviam de fechar-lhe nas mãos a ternura dos ninhos e o primeiro sol a beijar-lhe os pés com perfume de flores.»

Fita-de-Nastro
«Olhem a lição de humildade que em cada pregão da boca dele se levanta! O seu modo de rezar tem fulgor de um passarinho.»

Colchete
«Já repararam como ele perde a idade quando descobre a cabeça e, com uma vénia, murmura em voz baixa: O Senhor te abençoe, menino!»

Garda-Nocturno
(interronpendo o sono do velho, com um golpe de bastão no oleado que cobre até ao chão a geringonça)
«Quem dorme aqui? Vê lá se morres sem dizer de que lado do mundo escondes o pote das libras, bufarinheiro!»

Sacudido pelo susto, à luz do luar frio de Janeiro, o homem desembaraça-se do sarilho de mantas, tira um presente de debaixo do toldo e, de joelho em terra, oferece-o ao guarda.
«É tudo quanto tenho!» - certifica o errante com um sorriso de prata, enquanto um pedacinho de lua vai brilhando, por um real, na superfície do espelho, e o Guarda se afasta, lento, a caminho da Alfândega."

Vergílio Alberto Vieira in Contos da Cidade das Pontes

Comentários