Livro da Semana




Em 1961 tomou uma decisão que mudaria para sempre a sua vida: ofereceu-se como voluntário para a Guerra em Angola.
Começava assim a construção do mito em torno de António de Spínola. Um Militar corajoso, destemido, com capacidade de decisão e liderança, merecedor do respeito e da admiração dos seus Soldados e Oficiais. Uma imagem que se fortaleceu na Guiné, onde desempenhou os cargos de Governador-Geral e de Comandante-Chefe.








O historiador Luís Nuno Rodrigues traz-nos a biografia do primeiro presidente da República após o 25 de Abril de 1974. O homem que meses antes agitou o país com a publicação de Portugal e o Futuro, onde defendia que o problema colonial português não teria uma solução militar.

A sua passagem pela vida política revestiu-se de aspectos mais dramáticos e constituiu uma decepção, quer para aqueles que a ele se opuseram, quer mesmo para alguns dos seus apoiantes e seguidores, que nele depositaram fortes esperanças num momento-chave da História portuguesa contemporânea. À imagem do militar intrépido sucedeu gradualmente a de um político inábil, ingénuo e até desastrado, para uns, ou a de um homem guiado por uma ambição desmedida e por um projecto pessoal de poder, para outros.

O certo é que, entre 25 de Abril de 1974 e 11 de Março de 1975, a "glória" cedeu lugar ao "drama" na vida de António Spínola. Uma série de passos em falso levaram o "general do monóculo" da Presidência da República ao exílio no Brasil, de símbolo da esperança nascida em Abril de 1974, a líder de um movimento clandestino que, a partir do estrangeiro, visava alterar pela força o regime político vigente.

Regressou a Portugal em Agosto de 1976, recebendo ordem de prisão ainda no aeroporto. Reintegrado posteriormente nas Forças Armadas, António de Spínola foi nomeado marechal e, mais tarde, recebeu a Grã-cruz da Ordem Militar da Torre e Espada do Valor, Lealdade e Mérito. Quando morreu em 1996, com 86 anos, Spínola era um homem que ainda não se tinha reconciliado com o seu país, nem esquecido ou perdoado erros cometidos no passado.

Este livro encobntra-se disponível na Biblioteca Municipal com a cota 929 SPI RDR


Comentários