Ilustre Desconhecido: Roberto Bolaño

Uma das grandes sensações literárias deste ano de 2009, que agora termina, foi, indubitavelmente, o escritor chileno Roberto Bolaño.

Praticamente desconhecido do grande público português, eis que 2666 surgiu de forma rompante no nosso mercado editorial, convertendo-se de imediato numa das referências, atraindo uma enorme atenção sobre a obra do escritor chileno.

Nascido a 28 de Abril de 1953, em Santiago do Chile, filho de um camionista e de uma professora. Nunca se tendo conseguido adaptar à escola por causa da sua dislexia, sentia-se frequentemente como um excluído dos grupos escolares e sociais.

Em 1968 foi viver para a cidade do México, tendo-se dedicado ao jornalismo, começando igualmente as suas actividades políticas, tendo regressado ao Chile aquando da tomada de posse de Salvador Allende. Este episódio viria a marcar profundamente, pois aquando do golpe de estado de Pinochet, foi preso por terrorismo.

Uma vez liberto, tornou-se num verdadeiro "trotamundos" vivendo em El Salvador, México, França e Espanha, onde finalmente assentou junto de Barcelona.

Em 2003, e após doença prolongada, viria a falecer, deixando ordens expressas em relação à publicação do seu 2666.

Contudo, as ordens não foram seguidas, dando origem a um verdadeiro épico, capaz de conquistar todos os que se atrevam a lê-lo.



Livros de Roberto Bolaño disponíveis na sua biblioteca:


Os Detectives Selvagens

Estrela Distante

2666

Nocturno Chileno

Comentários

JoãoAlmeida disse…
Olá!
O nosso blog tem estado a avaliar o magnuspetrus e decidimos convidar-te para fazeres parte da lista de colaboradores dele.
O Football Players Database consiste numa enorme base de dados com todos os jogadores de topo. Cada um deles pode ser avaliado de 1 a 5 pelos leitores, havendo depois rankings com os mais e melhores votados.

Add: joao.jp.1995@hotmail.com

Esperamos resposta!