Livro da Semana


O mais recente livro do angolano José Eduardo Agualusa apresenta-nos, mais do que nunca, um autor extremamente empenhado no denunciar da actual conjuntura do seu país natal.

No seguimento de toda a polémica em torno dos seus comentários em relação à qualidade literária de Agostinho Neto, Agualusa apresenta em Barroco Tropical uma verdadeira distopia da sociedade angolana, com especial ênfase numa Luanda pós euforia do petróleo onde o regresso em força das mais obscuras tradições angolanas como os meninos feiticeiro juntamente com a decadência de uma sociedade pós-eufórica.

A fragmentação da narrativa e a troca constante entre as personagens acabam por ser um espelho da desfragmentação da própria sociedade.

E quando isto se opera sob a batuta narrativa de Agualusa tudo se torna mais vivo, mais intenso numa experiência e prazer único de ler um dos melhores escritores da lusofonia da actualidade.

A Biblioteca de Grândola irá ter o prazer de o receber na próxima segunda-feira pelas 21h30, juntamente com o escritor moçambicano Mia Couto.

Apareça!

Comentários