Ilustre Desconhecido: Virginia Woolf


Uma das mais importantes escritores britânicas foi igualmente umas mais polémicas.

Virginia Woolf nasceu em Londres a 25 de Janeiro de 1882 num meio privilegiado, sendo filha de Leslie Stephen, um importante editor da época.

Em 1912 casou-se com Leonard Woolf, com quem funda a Hogarth Press que viria a revelar ao mundo alguns dos mais importantes escritores do século XX como Katherine Mansfield e o nobel T. S. Elliot. Fez ainda parte do famoso grupo Bloomsbury que foi um dos mais importante impulsionadores do modernismo em Inglaterra e a quebra para com os paradigmas vitorianos.

A sua maturidade intelectual e forma como perspectiva o nosso subconsciente transformaram-na num dos vultos maiores da cultura mundial da primeira metade do século XX.

Com grande tendência para depressões, viria a suicidar-se em 1941, deixando a seguinte carta de despedida para o seu marido:


Querido,
Tenho certeza de estar a ficar louca novamente. Sinto que não conseguiremos passar por novos tempos difíceis. E não quero revivê-los. Começo a ouvir vozes e não me consigo concentrar. Portanto, estou a fazer o que me parece ser o melhor a fazer. Deste-me muitas possibilidades de ser feliz. Estiveste presente como nenhum outro. Não creio que duas pessoas possam ser felizes a conviverem com esta doença terrível. Não posso mais lutar. Sei que estarei a tirar um peso das tuas costas, pois, sem mim, poderás trabalhar. E vais, eu sei. Como vês, não consigo sequer escrever. Nem ler. Enfim, o que quero dizer é que depositei em ti toda a minha felicidade. Sempre foste paciente comigo e incrivelmente bom. Eu queria dizer isto - todos sabem. Se alguém me pudesse salvar, esse alguém serias tu. Tudo se foi para mim mas o que ficará é a certeza da tua bondade. Não posso arruinar a tua vida. Não mais.
Não acredito que duas pessoas poderiam ter sido tão felizes quanto nós fomos.
V.

Comentários