Poema da Semana

Eles Partem o Mundo

Eles partem o Mundo
Aos bocadinhos
Eles partem o Mundo
À martelada
Mas para mim é igual
Pra mim é igual
Ainda sobra muito para mim
Ainda sobra muito
Basta que eu ame
Uma pluma azul
Um caminho de areia
Um pássaro tímido
Basta que eu ame
Um ramo de erva fina
Uma gota de orvalho
Um grilo nos bosques
Podem partir o mundo
Aos bocadinhos
Ainda sobra muito para mim
Ainda sobra muito
Terei sempre um pouco de ar
Um pequeno fio de vida
Um pouco de luz no olhar
E o vento nas ortigas
E mesmo e mesmo
Se me meterem na prisão
Ainda sobra muito para mim
Ainda sobra muito
Basta que eu ame
Esta pedra corroída
Estes ganchos de ferro
Onde o sangue se demora
Amo-o amo-o
A prancha gasta da minha cama
O colchão de palha e o catre
A poeira de sol
Amo o ralo que se abre
Os homens que entraram
Que avançam e me levam
Ao encontro da vida do mundo
E ao encontro da cor
Amo estes dois altos montantes
Esta faca triangular
Estes senhores vestidos de preto
É a minha festa e orgulho-me dela
Amo-a amo-a
Este cesto cheio de serradura
Onde vou pousar a cabeça
Oh amo-o a valer
Basta que eu ame
Uma pequena haste de erva azul
Uma gota de orvalho
Um amor de pássaros tímidos
Eles partem o mundo
Com seus pesados martelos
Ainda fica muito para mim
Ainda fica muito meu coração

Boris Vian

Comentários