Prémios Literários

Depois do anúncio do Prémio Nobel da Literatura há cerca de duas semanas, seguiram-se o anúncio de uma série de prémios por toda a Europa.
Começando por cá, Nuno Júdice venceu o Prémio Nacional de Poesia António Ramos Rosa com o seu mais recente livro As Coisas Mais Simples, ao passo que a nível da prosa Gonçalo M. Tavares destacou-se ao vencer o Prémio Portugal Telecom de Literatura em Língua Portuguesa 2007 no valor de 37500 euros.
Em Espanha o esperado Prémio Planeta foi para o jornalista Juan José Millás, ao passo que na República Checa, Milan Kundera recusou o Prémio Nacional de Literatura por questões que envolvem a tradução das suas obras (escritas originalmente em francês) para checo.
Já o Booker Prize (o maior galardão da língua inglesa) foi vencido pela mais ou menos anónima Anne Enright, que não tem qualquer livro editado em Portugal, embora a Gradiva já tenha assegurado os seus direitos de publicação.
Este terá sido, porventura, o mais polémico dos prémios uma vez que todos esperavam a consagração de Ian McEwan no ano em que lançou o seu Na Praia de Chesil (já disponível na sua biblioteca).

Comentários