Grande Prémio de Poesia APE/CTT (2005)

António Ramos Rosa, de 83 anos, escritor, ensaísta e tradutor, considerado um dos mais significativos poetas portugueses, recebeu ontem o Grande Prémio de Poesia APE/CTT.
O livro que lhe valeu os cinco mil euros relativos ao prémio foi "Génese" (ed. Roma,2005), escolhido pelo Júri que se fez representar por Manuel Gusmão. Estiveram também presentes, na sessão de entrega deste prémio, Pedro Coelho (CTT) e José Manuel Mendes (APE).



O Grande Prémio de Poesia APE/CTT, instituído em 1989 pela Associação Portuguesa de Escritores (APE) e patrocinado pelos Correios de Portugal (CTT), destina-se a galardoar anualmente um livro em português e de autor português, publicado integralmente e em 1ª edição no ano a que o prémio diga respeito.



António Ramos Rosa nasceu em Faro, em 1924, onde viveu durante a juventude. Em Lisboa, trabalhou no comércio, deu explicações e fez traduções, até se dedicar inteiramente à poesia, onde se revelou com "Grito Claro".
Foi director das revistas Árvore, Cassiopeia e Cadernos do Meio Dia, e tem colaborado em diversos jornais e revistas.
Autor de obras fundamentais para a poesia portuguesa como Viagem Através duma Nebulosa (1960), Não Posso Adiar o Coração (1964), A Construção do Corpo (1969), Volante Verde (1986), O Livro da Ignorância (1988), Acordes (1989), entre outras, António Ramos Rosa publicou ainda algumas colectâneas de ensaios críticos.
A sua obra poética tem sido destinguida com vários prémios, entre os quais, o Prémio Pessoa (1988).

Comentários