Livro da Semana

 
Lugar caído no crepúsculo
 
de
 
João de Melo
 
 
"O QUE NOS ACONTECE DEPOIS DA MORTE? É ESTA PERGUNTA IMPLÍCITA AO LONGO DAS PÁGINAS DESTE ROMANCE. UM LIVRO QUE IMPÕE A VIDA, EM PROTESTOCONTRA A TRAGÉDIA HUMANA, RECUSANDO-SEA ACEITAR O SILÊNCIO E A ESCURIDÃO DO DESCONHECIDO E DO SAGRADO: OS MISTÉRIOS ACREDITADOS PELA FÉ DE MUITOS, MAS NÃO PELA ANGÚSTIA DOS QUE QUESTIONAM O ALÉM.
 
Com uma abordagem distinta dos conceitos tradicionais, e numa escrita marcada pelo realismo fantástico, João de Melo humaniza a imagética cristã, conferindo-lhe uma realidade mais próxima do mundo e da vida. O limbo, recentemente extinto por decreto papal, solta os espíritos esquecidos que lá moravam e abre-lhes caminho para a glória eterna. O Purgatório, sem o fogo ardente das almas, converte-se num estado depressivo cuja dor parece cingir-se à dimensão do sentimento e do espírito. O Paraíso, mesmo como reino da liberdade, mantém oculto o mistério de Deus. E o Inferno traz consigo uma paisagem gelada, surpreendentemente erguida a sul do Tejo (o rio que as almas condenadas têm de atravessar na velha barca do senhor Vicente). Uma viagem pela vida e pelo Além em que o leitor é guiado por diversos narradores: vozes comprometidas, trágicas, cómicas, que narram a excepção e a realidade do Homem no nosso mundo.
 
É com elegância e com a qualidade literária a que João de Melo nos habituou que embarcamos numa narrativa alucinada e frequentemente onírica. Uma ousadia temática, simultaneamente mundana, mágica e de contraponto ao maravilhoso ocidental." 


Comentários