A alma-penada

   "Ouvimo-los por todo o lado, arrastando grilhetas e penas ancestrais, esses espíritos sem sossego que fendem o silêncio com os seus gemidos lancinantes, assombrando guichés e repartições.
   São os amortalhados em vida que aceitam qualquer sorte, vergados pelo peso de uma sentença divina ou de um destino fatal.
   Não desafiam a vida, obedecem-lhe, e é com resignação que aceitam tudo o que lhes sucede: a escassez financeira, os sinais de mudança, a traição dos amigos, a morte dos outros, a própria doença.
   É uma gente infeliz sem lágrimas, para quem já nada vale a pena a não ser o artigo 4º, os acordos da A.D.S.E. e os percentuais da reforma.
   E nada os salva da apatia: defender um amigo em apuros, militar por uma causa, lutar pela custódia de um filho, remodelar um arquivo.
   - Adianta alguma coisa? - costumam indagar.
   Não será fraca, nem mesmo abúlica, a maioria; são pessoas renunciantes que, em lugar de conduzirem a vida com a intrepidez dos gladiadores de outrora, como infelizmente é preciso, apanham boleia do Estado em autocarros pejados e sem ar condicionado. E é assim, sem ar e sem janelas, que nos fitam com o olhar vítreo de quem já nada vê e por nada se interessa.
   E, para além do sono, da inveja e da astenia, um único sentimento os comove, um único ideal os anima: mudar de letra! Mas até isso conseguem a custo, coitados, esses pobres zombies modernos! Dantes chamavam-se fantasmas, hoje chamamos-lhe funcionários, embora o traje tenha mudado com os tempos: antigamente vestiam túnicas brancas e vaporosas, agora vestem-se de luto para carimbarem com a sua proverbial lentidão os seus próprios ingressos no purgatório.
   Muito cuidado, portanto: se o Leitor é funcionário publico e já está a ficar com sintomas de alma-penada, não vá ao médico que não vale a pena; dirija-se a Deus directamente e peça-lhe REVOLTA! Mas não contra o sistema, como é seu hábito e lhe costuma ser mais cómodo; revolte-se contra si mesmo, homem, para variar!"
 
Rita Ferro, in "Os cromos de Rita Ferro"

Comentários