Prémio Nobel da Literatura 2012
"O escritor chinês Mo Yan venceu o Prémio Nobel da Literatura 2012, anunciou a Academia Sueca.
No comunicado que justifica a escolha, a Academia diz que Mo Yan "funde os contos tradicionais, a história e a contemporaneidade com um realismo alucinatório".
Acusado por alguns de não ser um crítico aberto do regime, Mo Yan tem escrito alguns romances que contrariam as políticas chinesas. Um dos seus mais recentes trabalhos, Rã, que ainda não está traduzido em português, dá uma imagem bastante negativa da política chinesa de limitação da natalidade a apenas um filho por casal, um tema tabu na China.
O psedónimo literário Mo Yan significa "não fales" em chinês. O escritor chama-se na realidade Guan Moye, tem 57 anos e nasceu na província de Shandong, no leste da China. Num discurso que fez há uns anos na Universidade Aberta de Hong Kong, Mo Yan disse que o seu pseudónimo foi escolhido na altura de escrever o seu primeiro romance, e que fez a escolha para se lembrar que não devia falar de mais.
Segundo a sua biografia, Mo Yan terá deixado a escola durante a Revolução Cultural para trabalhar numa fábrica de produção de óleo. Juntou-se ao Exército do Povo aos 20 e começou ea escrever enquanto era soldado, em 1981. Três anos depois, começou a ensinar no Departamento de Literatura da Academia Cultural do Exército."
in RTP notícias
Existe apenas um título de Mo Yan traduzido para português: "Peito grande, ancas largas"
Comentários