Mensagens

A mostrar mensagens de maio, 2011

Sempre havia um tesouro!

Foi Carlos quem trouxe a novidade, entrando em casa como um pé-de-vento (já estava completamente curado) quase no mesmo instante em que saíra para a escola. - Ó pai, está um anúncio na porta da casa ali defronte! O pai levantou os olhos do jornal que tinha comprado para procurar emprego. - O que é? - Querem um motorista. O pai tem carta, não tem? Vá lá falar! - Ora! Se puserem o mesmo anúncio no jornal, aparecem por lá mais de cinquenta... - Pois sim, mas o pai está aqui mesmo ao pé. Chega antes de todos. Vá lá depresa, ande! Contagiado pelo entusiasmo do pequeno, o pai saiu de casa e atravesasou a rua. O Carlos ficou numa ansiedade a vê-lo dirigir-se para a casa que durante tantos dias fora o centro dos seus pensamentos. Não parecia a mesma. Pintada e restataurada, adivinhava-se lá por dentro a mesma brancura e asseio que tinham as batas e as tocas das enfermeiras que por vezes se viam atravessar rapidamente o jardim ou a correr alguma persiana. O automóvel do "homem do guarda-ch

1 de Junho - Dia Mundial da Criança - Jardim 1º de Maio

Imagem

Novidades Livros

Imagem
PICOULT, Jodi Ilusão perfeita 82 LE-3 PCL WORTH, Sandra A favorita do Rei 82 LE-3 WRT FITZPATRICK, Becca Crescendo 82 LE-3 FTZ MAIA, Inês Desafio Celestial 82 LP-3 MIA (Juv) KINNEY, Jeff O Diário de um Banana: um dia de cão 82 LE-3 KNN (Juv) Matemática: um guia visual para ajudar o seu filho a estudar 51 (Juv) GONZALEZ, Maria Teresa Maia Ser invulgar 82 LP-1 GNZ (Inf) STILTON, Geronimo Um acampamento nas cataratas do Niágara 82 LE-311.3 STL (Inf) VIORST, Judith Lulu e o Brontossauro 82 LE-34 VRS (Inf)

Bom Fim-de-Semana

Imagem
Cisnes reflectindo elefantes - Salvador Dalí Bom Fim-de-Semana

Poema da Semana

O Sobrevivente Para velhos e novos - de todos os povos - ele é um gigante, um bicho possante. É grande e pesado, mas é civilizado; é um ser pacato: não faz desacato. Segue com a manada, percorre a savana; não lhe escapa nada da vida africana. Um banho de lama ao entardecer, antes de ir para a cama e adormecer... Sonha horas a fio, sonha com um rio de água transparente, limpa e reluzente. E o velho elefante guarda na memória um tempo distante chamado Pré-história... É um sobrevivente da terra africana; filho inteligente da velha savana. Maria Teresa Maia Gonçalves, in "Ser invulgar".

Filme da Semana

Imagem
A vida interior de Martin Frost Um Filme de Paul Auster "Um escritor de sucesso acabou de publicar o seu último romance e decide ir descansar sozinho para uma casa de campo. Na manhã do seu primeiro dia na casa, ele descobre uma misteriosa e surpreendente mulher deitada a seu lado. Fascinado pela sua beleza e inteligência, Martin apaixona-se profundamente por ela. Ele encontrou a musa que o leva sem remissão a escrever o seu livro mais perfeito. Mas quem é essa mulher que tão bem conhece a sua vida e o seu trabalho? Será uma musa verdadeira? Ou imaginária? Ou um fantasma que se introduziu na vida interior de Martin Frost?" Este DVD encontra-se disponível para visionamento na Biblioteca Municipal

Troca de Baús

Imagem
Esta semana, realizou-se mais uma troca de baús entre Jardins de Infância do Concelho de Grândola. Desta vez, as crianças do Jardim de Infância de Grândola (sala amarela) deslocaram-se ao Jardim de Infância do Carvalhal. As histórias apresentadas  foram;   "A flor Rosalina", "D. Carmo" e "Doroteia a centopeia".

Livro da Semana

Imagem
O diário de um Banana 4 de Jeff Kinney "Chegaram as férias de verão, e toda a gente se diverte na rua. Mas onde está Greg Heffley? Enfiado em casa, a jogar videojogos, com as cortinas fechadas. O Greg é assumidamente um «jovem caseiro», e está a viver as férias de sonho: sem regras e sem responsabilidades. Mas para a mãe dele as férias ideais incluem muitas atividades ao ar livre e a «união da família». Qual deles consiguirá impor a sua opinião? Ou irá a chegada de um novo elemente à família Heffley mudar tudo?" Este livro encontra-se disponível na Biblioteca Municipal com a cota 82 LE-3 KNN (Juv.)

O riso e o choro

«Ho-ho-ho/ ho-ho-ho/ ho-ho» - digam-no comigo e com este ritmo. Esclareça-se: Cocó ria assim; mas não, quem deve ter rido assim era Ranheta porque os Cocós não costumam rir-se e os Ranhetas sim. Facada não estava presente. Ao longo do parque de Chotek, arrastávamos numa carroça todas as nossas roupas, alguns livros, um globo escolar. Fazíamos a mudança de um apartamento ilegal para outro, nesse momento mais seguro. Contando com Facada, todos juntos somávamos cerca de sessenta anos, e assim, vestidos como carregadores, nunca ocorreria aos homens da Gestapo que não tivéssemos os documentos em ordem. Estava-se no ano 41 ou 42; sim, era o Outono de 42, Setembro ou Outubro. No parque de Chotek as folhas caíam, a terra estava atapetada com elas, nós não tínhamos tempo para líricas, mas lá que essa lírica existia algures existia, embora sem nós. Por isso quando o eléctrico 22, que descia devagar pelas curvas até Klárov, até ao asilo dos cegos, tocou a campainha, empurrámos a carroça para o pa

A América Latina Real e Mágica

Imagem
No dia 16 de Maio, a Biblioteca Municipal de Grândola teve o prazer de receber o escritor e contador de histórias argentino Rodolfo Castro, que apresentou  "A América Latina Real e Mágica", espectáculo integrado na 12.ª Mostra Internacional de Teatro de Santo André.

Bom Fim-de-Semana

Imagem
Butcheca - "Universidade da Rua" Bom Fim-de-Semana para todos os utilizadores da Biblioteca Municipal

Poema da Semana

Poema da despedida Não saberei nunca dizer adeus Afinal, só os mortos sabem morrer Resta ainda tudo, só nós não podemos ser Talvez o amor, neste tempo, seja ainda cedo Não é este sossego que eu queria, este exílio de tudo, esta solidão de todos Agora não resta de mim o que seja meu e quando tento o magro invento de um sonho todo o inferno me vem à boca Nenhuma palavra alcança o mundo, eu sei Ainda assim, escrevo Mia Couto, in "Raiz de Orvalho"

Troca de Baús

Imagem
Esta semana as crianças do Jardim de Infância de Grândola (sala verde) deslocaram-se ao Jardim de Infância das Ameiras, para efectuarem a Troca de Baús. Depois terem apresentado as histórias que descobriram e desenvolveram ao longo do ano, deu-se inicio ao convivio entre as crianças de ambos os Jardins de Infância. Aqui ficam algumas fotografias.

Livro da Semana

Imagem
Misterioso de Arne Dahl   "Estocolmo, meados dos anos de 1990. Alguém parece decidido a desferir um golpe brutal na vida económica do país. Figuras bem conhecidas da alta finança e poderosos empresários começam a aparecer mortos, segundo um modus operandi que lembra uma execução ritual. Os corpos são invariavelmente encontrados em casa, com duas marcas de balas distintas atravessando-lhes a cabeça, mas sem quaisquer indícios que permitam iniciar uma investigação. Tudo indica que o assassino não vai parar e a polícia organiza um grupo de elite para trabalhar exclusivamente naquele caso. Esta unidade de poucos homens, o Grupo A, vai seguir supostas ligações a uma sociedade secreta e à Máfia Russa, até que finalmente surge uma pista material: uma bala cravada na parede e uma cassete com a gravação de um trecho musical improvisado por Thelonious Monk, cujo nome é "Misterioso". Arne Dahl constrói um enredo complexo que segue uma lógica poética servida p

Eu comi o pão

Três homens, dois da cidade e um do campo, foram em peregrinação a Meca e concordaram em repartir a comida durante a viagem. Não levaram o suficiente e por fim só tinham farinha para fazer um pão pequeno. Enquanto o pão cozia, os homens da cidade começaram a falar. - O pão não chega para os três! - disse um. - Precisamos de um plano - respondeu o outro. Puseram-se os dois a pensar e depois diseram ao camponês: - Não há pão que chegue para os três, portanto o melhor é deixá-lo ficar até amanhã e o que tiver tido o melhor sonho come-o. O campnês concordou. Quando os outros dois adormeceram, o astuto camponês levantou-se e comeu o pão. De manhã foi o primeiro a acordar, mas fingiu que estava a dormir, ouviu os dois habitantes da cidade murmurarem. - Vou dizer que sonhei que dois anjos me levaram para o céu! - disse um. - E eu direi que dois anjos me levaram para o inferno! - respondeu o outro. Então o camponês fingiu que acordava. - Vocês aqui? O que aconteceu para terem regressado tão de

O Livro dos Porquinhos

Imagem
No passado Sábado, dia 14, pudemos assistir à dramatização da história "O Livro dos Porquinhos", pelas funcionárias da Biblioteca Cátia, Sofia, Catarina e Sara, que tiveram o apoio de Sofia Pereira e Nivaldo. Ficam algumas fotografias desse momento.

A América Latina Real e Mágica

Imagem
Imagem
Wall Street. de Oliver Stone " Depois de um longo período de encarceramento, Gordon Gekko (Mike Douglas) dá por si à margem de um mundo que um dia comandou. Na esperança de reatar a relação com a sua filha Winnie (Carey Mulligan), Gekko forma uma aliança com o seu noivo Jake (Shia LaBeeouf). Mas Winnie e Jake vão aprender, da pior maneira possível, que Gekko é ainda um mestre na área da manipulação, que não vê meios para atingir os seus fins." Pode visionar este filme, com a cota 733 STN (3319), na Biblioteca Municipal.

O Livro dos Porquinhos

Imagem

Livro da Semana

Imagem
José Malhoa de Nuno Saldanha "O que resulta desta rigorosa investigação não é tanto uma imagem renovada do pintor mas a verificação, quase comovente, do que é o cerne da vida de um grande artista: o desejo avassalador de cumprir uma vocação, pintando sempre (até ao dia da morte) e empenhando-se, com deliberação, profissionalismo e astúcia, em promover o seu trabalho e obter o reconhecimento internacional. O que permite a Nuno Saldanha provar que, ao contrário do mito, Malhoa foi o mais internacional pintor português do seu tempo e que este facto foi resultado de uma deliberação permanente. (...) esse espontâneo e cultivado portuguesismo é posto em contexto internacional pelo autor que indiga e valoriza múltiplas articulações produtivas de Malhoa com arte do seu tempo, a maioria das quais até agora desconhecidas ou insuficientemente fundamentadas. (...) o autor vai montando uma tese inovadora: o portuguesismo da pintura de Malhoa foi, essencialmente, construído por ele própr

A inventar números

- Vamos inventar números? - Vamos, começo eu. Quase um, quase dois, quase três, quase quatro, quase cinco, quase seis. - Isso é muito pouco. Ouve estes: extramilhão de bilhardões, um oitão  de milhantões, um maravilhar e um maravilhão. - Eu agora vou inventar uma tabuada: três vezes um catrapum três vezes dois bifes de bois três vezes três Maria Inês três vezes quatro feijão no prato três vezes cinco assim não brinco três vezes seis vassalos e reis três vezes sete canivete três vezes oito toma um biscoito três vezes nove vai ver se chove três vezes dez vai lavar os pés. - Quanto custa esta massa? - Dois puxões de orelhas. - Que distância vai daqui até Milão? - Mil quilómetros novos, um quilómetro usado e sete achocolatados. - Quanto pesa uma lágrima? - Depende: a lágrima de um menino mimado pesa menos que o vento, a de um menino esfomeado pesa mais que toda a Terra. - Qual o comprimento desta história? - Demadiado. - Então, inventemos depressa outros números para acabar já com isto. cá

Novidades de Livros

Imagem
NIFFENEGGER, Audrey Uma inquietante simetria 82 LE-3 NFF DAHL, Arne Misterioso 82 LE-312.4 DHL DELL VALLE, Ignácio Os demónios de Berlim 82 LE-312.4 VLL CROS, Charles O arenque fumado 82 LE-1 CRS (Inf.) BOTELHO, Margarida A colecção 82 LP-34 BTL (Inf.) BOISROBERT, Anouck Popville 71 BSR (Inf.)

Bom Fim-de-Semana

Imagem
A Biblioteca Municipal deseja a todos os utilizadores um bom fim-de-semana.

Poema da Semana

Pelo sonho é que vamos, comovidos e mudos. Chegamos? Não chegamos? Haja ou não haja frutos, pelo sonho é que vamos. Basta a fé no que temos. Basta a esperança naquilo que talvez não teremos. Basta que a alma demos, com a mesma alegria, ao que desconhecemos e ao que é do dia a dia. Chegamos? Não chegamos? - Partimos. Vamos. Somos. Sebastião da Gama

Filme da Semana

Imagem
Vencer de Marco Bellochio "Há um segredo na vida de Benito Mussolini: uma mulher e o seu filho, primeiro reconhecido e depois renegado. Ela é Ida Dalser, outrora sua amante, que vendeu tudo pela ascensão do homem que amava. Mas no cume da euforia, o regime de Mussolini empenha-se em eliminar cada vestígio da sua existência. Separados à força, Ida Dalser e o seu filho Benito Albino Mussolini viveram os últimos anos num manicómio sob uma violenta enclausura. Esta é uma página sombria ignorada pela biografia oficial do Duce. Pode visionar este filme, com a cota 733 BLL (3334) na Biblioteca Municipal.

Livro da Semana

Imagem
Ervamoira de Suzanne Chantal "A apaixonante história dos Castro Avilez entralaça-se com a história  do vinho do Porto e de Portugal. Durante um século e meio (de 1809 a 1967), a saga da família inicia-se com as trágicas invasões napoleónicas e o desastre da Ponte das Barcas, passando pelo faustoso ambiente da corte francesa e por um baile real no Palácio da Bolsa, no Porto. No coração do Douro, entre os áridos socalcos e os rabelos pesados de vinho, Leonardo de Castro, o patriarca da família, um humilde secretário da indústria vinhateira, travando conhecimento com o influente Barão de Forrester. De Leonardo de Castro a Nathalie, que vem conhecer o Porto em 1966, seguimos, de geração em geração, a vida e o desenvolvimento da família com os seus sucessos, dramas, alegrias, celebrações e destinos." Pode encontrar este livro na Biblioteca Municipal com a cota 82 LE-3 CHN

Troca de Baús

Imagem
No âmbito do projecto "Baú dos Livros" teve inicio esta semana a troca de livros e de histórias entre as salas dos Jardins de Infância do concelho. O Jardim de Infância de Grândola 2 (sala 2) recebeu a visita do Jardim de Infância da Aldeia do Futuro e as histórias apresentadas pelas Educadoras e respectivas crianças foram "A gota gotinha" e " Não faz mal ser diferente".

Puku Kambundu e a sabedoria: uma fábula angolana

"Foi muito antigamente. Dois amigos, o senhor Dibengu Kanjungu, branco, era comerciante; o senhor Puku Kambundu, preto, agricultor. Discutiam sempre- sempre. Então, um dia, o senhor Kajungu falou: - Eu, na minha casa, não há coisa que não tenha! O senhor Kambundu respondeu: - Mentira! Na tua casa posso encontrar uma coisa que tu não tens! Zangou-se o senhor Kanjungu: -Encontrar o que não há? És parvo! A nós não nos falta nada. Apostaram. O senhor Dibengu Kanjungu ficou na quitanda dele; o senhor Kambundu voltou na lavra dele. Então, Puku Kambundu começou de fazer uma esteira. Quando faltava pouco para acabar, acabaram as cordas. Foi na quitanda do senhor Kanjungu. Chegou. Bateu à porta na janela, disse: -Senhor! Comecei uma esteira mas falta corda. Tens, na tua casa? O senhor Dibengu Kanjungu riu muito, disse: -Entra! Não há coisa que não tenha! Puku Kambundu entrou no armazém, encontrou as cordas. Falou: -Vou te pagar a aposta! Te dou te esta esteira. Só tens que lhe acabar. O se

Livros da Semana

Imagem
SILVA, Daniel O desertor 82 LE-3 SLV NERUDA, Pablo Cartas de amor: cartas a Matilde Urrutia (1950-1973) 82 LE-6 NRD O estado a que o Estado chegou: o verdadeiro retrato de Portugal 336 MURRAY, Martine As histórias de Henriqueta a melhor do planeta 82 LE-34 MRR (Inf.) LÖÖF, Jan As aventuras da maçã vermelha 82 LE-34 LOF (Inf.) TORRADO, António Há coisas assim... e outra história 82 LP-34 TRR (Inf.)