Documentário "Se Fores Preso, Camarada"

Exibição pública do documentário “Se Fores Preso, Camarada…” 
Dia 6 de Abril, às 16h, no Cine Granadeiro

No âmbito do Ano Europeu do Património Cultural 2018, o Município de Grândola realizou a recolha de depoimentos de grandolenses perseguidos e presos durante o Estado Novo. 

Partindo da Lista dos presos políticos grandolenses (1937 - 1974), facultada por munícipes ligados à luta antifascista, recolheu-se, na primeira pessoa, o testemunho de dezasseis ex-presos políticos. De facto, durante o Estado Novo, encontram-se documentadas, no Registo Geral de Presos do Arquivo da PIDE, as prisões de oitenta grandolenses, admitindo-se que este número seja muito inferior ao real. 
A iniciativa pretendeu constituir um repositório documental sobre a resistência e a luta antifascista em Grândola, dada a crucial importância desta temática no contexto da História Local do séc. XX, e a realização de um documentário audiovisual, para exibição pública.
O documentário, intitulado Se fores preso, camarada…, foi realizado por Tiago Pereira e produzido pela associação A Música Portuguesa A Gostar Dela Própria.
Este trabalho procurou valorizar a liberdade e os direitos humanos, para que a memória não se perca e os tempos de ditadura e repressão nunca mais se repitam.

Testemunhos de:
Álvaro Mariani
António Figueira Mendes
Aprígio de Sousa
Armando Costa
Augusto Pinto da Costa
Joaquim dos Santos
Joaquim Pinto da Costa
Joaquim Sobral Lança
José António Rafael
José Manuel Esperto
Manuel Francisco Barão
Manuel Maria Candeias
Manuel dos Santos Guerreiro
Maria de Lourdes de Sousa
Maria Vitorina Batista
Raúl Martins Costa


Se fores preso, camarada... é o título de uma publicação da Editorial "Avante", cujo texto é atribuído a Álvaro Cunhal. Considerando que a maioria dos testemunhos refere a importância desta publicação na resistência à prisão e na afirmação dos valores de liberdade e de dignidade humana, o Município atribuiu este título ao documentário, refletindo de modo mais adequados as finalidades que se pretendem atingir.

Comentários