Livro da Semana

 

Tudo tem o seu tempo: autobiografia

de
Ana Maria Magalhães

"Pertenço a uma enorme família, cheia de curiosas ramificações. Cresci num ambiente singular. Transporto comigo histórias engraçadas que merecem um registo. Tenho uma dívida de gratidão para com todos os que por vontade expressa ou por acaso converteram a minha infância e juventude no tesouro que ninguém me pode roubar. Quando senti necessidade de deixar um testemunho aos filhos e aos netos, fiz apelo à memória retrospetiva apoiada nas agendas onde anoto o meu dia a dia desde criança e procurei parentes que não via há muito a fim de preencher lacunas e pedir fotografias.
Esses encontros, bem agradáveis, proporcionaram-me descobertas que ampliaram o projeto e obrigaram à leitura de papelada coberta de pó no fundo das gavetas. Tirei dúvidas, aprofundei as relações com o passado, escolhi o que me pareceu mais significativo e esclarecedor.
Mas, à medida que o texto ia ganhando forma, emergiram detalhes, pequenas experiências caídas no esquecimento, e apercebi-me, com surpresa, de que mesmo essas afloram a cada passo os livros escritos em parceria com Isabel Alçada.
O Zeferino Coelho, da Caminha, teve acesso ao manuscrito porque é meu marido há 26 anos. Como também é nosso editor há 30 leu à maneira que lhe é própria, foi de opinião que o livro retrata pessoas, lugares e épocas de forma sugestiva, quis publicar. Ele lá sabe."

Comentários