Mensagens

A mostrar mensagens de agosto, 2016

Feira de Agosto * 2016 - Programa

Imagem
    Parque de Feiras e Exposições   25 a 29 de Agosto

Bom Fim de Semana

Imagem
Sophia Mello Breyner Andersen , por Carlos Bottelho         Bom Fim de Semana   e   Boa Feira

Poema da Semana

OS DIAS DE VERÃO Os dias de verão vastos como um reino Cintilantes de areia e maré lisa Os quartos apuram seu fresco de penumbra Irmão do lírio e da concha é o nosso corpo Tempo é de repouso e festa O instante é completo como um fruto Irmão do universo é o nosso corpo O destino torna-se próximo e legível Enquanto no terraço fitamos o alto enigma familiar dos astros Que em sua imóvel mobilidade nos conduzem Como se em tudo aflorasse eternidade Justa é a forma do nosso corpo Sophia de Mello Breyner Andresen , in "Obra Poética"

Filme da Semana

Imagem
    A ponte dos espiões   um filme de   Steven Spielberg          " Tom Hanks vive o papel do conceituado advogado James Donovan , que no ano de 1960 é enviado pela CIA para negociar a liberdade de um piloto americano que foi capturado enquanto espionava uma base militar soviética. O suspense dramático ambientado nos anos da Guerra Fria e baseado em acontecimentos reais conta com o argumento assinado pelos irmãos Ethan e Joel Coen em conjunto com Matt Charman . Realizado por Steven Spielberg ."

Livro da Semana

Imagem
  Uma chama entre as cinzas   de   Sabaa Tahir          "Elias pertence aos Ilustres , as famílias da elite do Império . Desde os seis anos que treina na Academia Militar de Blackcliff para se tornar um dos soldados mais implacáveis ao serviço dos Marciais . Laia pertence aos Eruditos , um povo oprimido pelo jugo firme dos Marciais . Quando o seu irmão é preso e acusado de traição, Laia procura a ajuda da Resistência . Em troca, tem de se infiltrar como escrava em Blackcliff. Quando se conhecem, Elias e Laia percebem que as suas vidas estão interligadas —e que as escolhas de ambos podem mudar o destino do Império ." 

Biblioteca Itinerante - Horário e Percurso - Setembro 2016

Imagem

Feira de Agosto * 2016 - Programa

Imagem
    Parque de Feiras e Exposições   25 a 29 de Agosto

UM PROBLEMA DE FÉ

   "Era uma organização poderosíssima, num prédio de cinquenta andares, em pleno centro da grande cidade.    Dizia-se que eram escritórios da mais moderna concepção arquitectónica, exemplarmente apetrechados para a concretização de projectos e também para o estudo e a prospecção de mercados dentro das mais diversas áreas da actividade.    Milhares de arquivos, computadores, impressoras, fotocopiadoras: um mundo da mais evoluída tecnologia. E assim mesmo, largas centenas de funcionários, numa escala de valores também monumental, desde as simples secretárias aos chefes de departamento, aos gabinetes de aconselhamento técnico, jurídico e financeiro, partindo daí para as mais altas esferas da administração.    Um verdadeiro universo em actividade.    Cá em baixo, junto à entrada o porteiro - homem modestíssimo - afirmava com um sorriso sarcástico:    - Sou pobre, mas não me deixo enganar: o patrão disto não existe!"   António Victorino d'Almeida , in "Os

Novidades Livros

Imagem
  WHARTON, Edith Cinco histórias de luz e sombra 82 LE-3 WHR     BENTON, Jim Meu querido cromo: Eu!(igualzinha a ti, só que melhor) 82 LE-3 BNT (Juv)     LETRIA, José Jorge O Hospital das Letras 82 LP-1 LTR (Inf)

Bom fim de Semana

Imagem
Vasco Graça Moura , por Carlos Botelho Bom Fim de Semana 

Poema da Semana

espaço interior quando o poema são restos do naufrágio do espaço interior numa furtiva luz desesperada, resvalando até à superfície, lisa, firme, compacta, das coisas que todos os dias agarramos, quando o poema as envolve numa aura verbal e se incorpora nelas, ou são elas a impor-lhe a sua metafísica e o espaço exterior que povoam de temporalidades eriçadas, luzes cruas, sons ínfimos, poeiras. Vasco Graça Moura , in "Antologia dos Sessenta Anos"

Filme da Semana

Imagem
  Phoenix   um filme de   Christian Petzold          "Nelly Lenz é uma sobrevivente de um campo de concentração que ficou seriamente desfigurada. Lene Winter, que trabalha para uma agência judaica, leva-a para Berlim. Após a cirurgia de reconstrução, Nelly inicia a procura do seu marido Johnny. Quando finalmente o encontra, este não a reconhece. Ainda assim ele aborda-a com uma proposta: uma vez que ela se parece com a sua mulher, que ele acredita estar morta, pede-lhe que esta o ajude a reclamar a considerável fortuna que ela deixou. Nelly concorda, e torna-se a sua própria doppelgänger – ela precisa de saber se Johnny alguma vez a amou, ou se a traiu. Nelly quer a sua vida de volta. Quanto mais semelhanças com a sua outra parte ela revela, mais desesperada e confusa a relação se torna. Será que Johnny irá confessar o seu amor? Ou a sua culpa?"

Livro da Semana

Imagem
  Vidas roubadas   de   Mary Kubica          "Numa manhã fustigada pelo mau tempo, Heidi Wood vê numa estação de comboios uma adolescente com um bebé ao colo. A partir desse momento, essa imagem não lhe sai da cabeça.    Quando, dias mais tarde, volta a encontrar a rapariga com a bebé, Heidi decide ajudá-las e leva-as para sua casa. Chris, o marido de Heidi, assim como a filha, Zoe, opõem-se em absoluto à ideia de esta jovem, que diz chamar-se Willow, ficar em sua casa, temendo que ela possa ser uma criminosa. No entanto, Heidi não lhes dá ouvidos e, à medida que o tempo passa, sente que não pode abandonar a rapariga, e acima de tudo a sua bebé, por quem nutre um sentimento maternal fora do comum. Entretanto, começam a aparecer pistas sobre o passado de Willow que farão com que a história ganhe contornos perturbadores. Que segredos guardará esta rapariga cujo passado esconde a todo o custo?"

Bom Fim de Semana

Imagem
Jorge Amado , pintura a óleo de Cândido Portinari (1934) Bom Fim de Semana 

Poema da Semana

Dorme, menina dormida Teu lindo sonho a sonhar. No teu leito adormecida Partirás a navegar. Estou presa em meu jardim Com flores acorrentadas. Acudam! Vão me afogar. Acudam! Vão me matar. Acudam! Vão me casar. Numa casa me enterrar Na cozinha a cozinhar Na arrumação a arrumar No piano a dedilhar Na missa a me confessar. Acudam! Vão me casar Na cama me engravidar. No teu leito adormecida Partirás a navegar. Meu marido, meu senhor Na minha vida a mandar. A mandar na minha roupa No meu perfume a mandar. A mandar no meu desejo No meu dormir a mandar. A mandar nesse meu corpo Nessa minh’alma a mandar. Direito meu a chorar. Direito dele a matar. No teu leito adormecida Partirás a navegar, Acudam! Me levem embora Quero marido pra amar Não quero pra respeitar Quem seja ele – que importa? Moço pobre ou moço rico Bonito, feio, mulato Me leva embora daqui, Escrava não quero ser. Acudam! Me levem embora. No teu leito adormecida Partirás a navegar. A navegar partirei Acompanhada ou so

Cartaz de Cinema - Agosto 2016

Imagem

Filme da Semana

Imagem
  Relatos selvagens   um filme de   Damián Szifron        "Inspirada na série de televisão «Contos Assombrosos», criada e produzida por Steven Spielberg entre os anos de 1985 e 87, uma coletânea em seis episódios em que o realizador argentino Damián Szifrón («Tempo de Valentes») mistura vários géneros cinematográficos: comédia, drama, terror e romance.      Os actores Ricardo Darín , Óscar Martínez , Leonardo Sbaraglia , Érica Rivas , Rita Cortese , Julieta Zylberberg e Darío Grandinetti cruzam-se nas histórias contadas em «Pasternak», «Las ratas», «El más fuerte», «Bombita», «La propuesta» e «Hasta que la muerte nos separe». As personagens vão ser empurradas para o abismo e o inegável prazer de perder o controlo, cruzando a linha que separa a civilização da barbárie."

Comemorações do Dia Internacional da Juventude

Imagem
  12 de Agosto   A partir das 22H30     Comemorações do Dia Internacional da Juventude através da realização de uma arruada pelo Centro da Vila :   Inicio às 22h30 no Complexo Desportivo Municipal José Afonso   Locais de passagem:   - Avenida António Inácio da Cruz – Vila Mariscos – Pastelaria Alibi – Restaurante A Coutada - Taberna da Vila ; - Rua Dr. Jacinto Nunes; - Largo Álvaro Castelões – Snack-Bar os Castelões ; - Rua Luís de Camões - Sr. Rodrigues Café ; - Praça João de Deus – Sabores da Praça ; - Largo Catarina Eufémia – Café Central ; - Rua General Humberto Delgado; - Rua Infante D. Henrique – Snack-Bar Adega – Bar JB – Snack-Bar Vá Kargas.Come – Café Duro .   A acompanhar a arruada, com a Banda Musical, temos como parceiros a APF (Associação para o Planeamento da Família) e a GNR , para a realização de Campanhas de Sensibilização.

Feira de Agosto * 2016 - Programa

Imagem
    Parque de Feiras e Exposições   25 a 29 de Agosto

Livro da Semana

Imagem
    A noite não é eterna   de   Ana Cristina Silva          "A Roménia, sob o jugo do ditador Nicolae Ceausescu, atravessa um dos piores períodos da sua história, com a população a enfrentar a fome e dominada pelo terror. Seguindo as orientações do Presidente para a criação de um exército do povo no qual os soldados seriam treinados desde crianças, Paul, um ambicioso funcionário do partido, decide levar de casa o filho de três anos e entrega-lo aos cuidados do Estado.    Quando a mãe se apercebe do desaparecimento do pequeno Drago, o desespero já não a abandonará, bem como o firme desejo de acabar com a vida do marido.    Correndo riscos tremendos, Nadia não desistirá, porém, de procurar o menino, ainda que para isso tenha de forjar uma nova identidade, de fazer falsas denúncias, de correr os orfanatos cujas imagens terríveis chocaram o mundo e até de integrar uma rede que transporta clandestinamente crianças romenas seropositivas para o Ocidente. Mas se

Que porque

   "Estou diante do Instituto Bacteriológico Câmara Pestana, ao cimo da Calçada de Santana, em Lisboa. Aqui houve outrora o mosteiro do Convento de Santa Ana, destruído pelo terramoto. Camões foi enterrado aqui, da parte de fora do Convento. Olho o terreno ao lado do Instituto. Ia jurar que é o mesmo onde, embrulhado num lençol, foi sepultado aquele a quem, numa lápide ali mandada colocar mais tarde, D. Gonçalo Coutinho chamaria «o príncipe dos poetas do seu tempo».    Há um melro a cantar. Ocorre-me um extraordinário livrinho de Philippe Soupault sobre Lisboa, intitulado Carte Postale . Começa assim: «Lisboa é a aurora». Mais adiante «...cada um dos pássaros de Lisboa sabe de cor um verso de Os Lusíadas ».    Talvez haja uma toada de Camões no trinado deste melro. Uma toada. Foi o que para sempre ficou dentro de mim ao ouvir meu pai ler em voz alta versos de Camões. Digo ouvir. Eu ainda não sabia ler, não percebia o sentido, mas ficava fascinado com o ritmo, a toada, a cadên

Universidade Sénior de Grândola - Professores Voluntários

Imagem

Projeto Turismo Juvenil - À Descoberta de Tavira

Imagem
  À Descoberta de Tavira   Últimas vagas   Nos dias 2, 3 e 4 de Setembro vem descobrir Tavira com os teus amigos ! Agita as tuas férias e inscreve-te já no Estúdio Jovem !         Inscrições até 26 de Agosto   Estúdio Jovem   Tel. 269 450 083   gab.jovem@cm-grandola

Novidades Livros

Imagem
  SORRENTINO, Paolo A juventude 82 LE-3 SRR     MAGALHÃES, Ana Maria e outro Uma aventura na casa da lagoa 82 LP-311.3 MGL (Juv)     STILTON, Tea A estrada do sucesso 82 LE-311.3 STL (Inf)

Bom Fim de Semana

Imagem
A Caverna de Platão , pintura de Maria Tomaselli   Bom Fim de Semana 

Poema da Semana

AMOR E UMA CAVERNA O que é que foi isso? O que foi esse comentário de quem subiu escadotes, esse cansaço, essa disposição de descascar cebolas? Voltaram os enjoos? Enjoaste as doutrinas, meu amor? Chama-me se tiveres uma indisposição. Eu sou óptima a segurar na cabeça, a comprar Rennie,[itálico] a passar o chão a pano. Andas outra vez a ver telejornais? Não enjoaste o comando? Qualquer dia desligo. Qualquer dia desligo tudo por amor. Queres que te faça pipocas para as notícias das dez? Queres que vá descascar marmelos? Queres que te abrace para não teres medo? O que é que foi isso outra vez? O que foi esse tom a desafinar-me a reacção, esse esgar, esse ruído de máquina de moer café? Agora ladras, meu amor? Filipa Leal , in "Vem à Quinta-Feira"

Estúdio Jovem - Actividades de Expressão Plástica - Agosto 2016

Imagem
    Estúdio Jovem   Durante o mês de Agosto

Filme da Semana

Imagem
    O homem mais procurado   um filme de   Anton Corbijn        "Quando um imigrante, meio-checheno, meio russo, aparece numa comunidade islâmica em Hamburgo brutalmente torturado, reivindicando a fortuna do seu pai, capta o interesse das agências de segurança alemãs e americanas: conforme o tempo passa e a parada sobe, a corrida para descobrir a verdadeira identidade do homem mais procurado começa – vítima oprimida ou extremista destrutivo?      Baseado no romance de John Le Carré , O Homem mais Procurado é uma ficção analítica e contemporânea de intriga, amor, rivalidade e política, em constante tensão até à última cena."

Exposição "Mãe e Filha - artes diferentes, percursos semelhantes", por Aida e Cláudia Clemente

Imagem
    Biblioteca Municipal de Grândola   3 de Agosto às 17H00

Livro da Semana

Imagem
  História de um cão chamado Leal   de   Luis Sepúlveda          " Afmau , que significa «leal e fiel» na língua mapuche, a língua da Gente da Terra, é o nome ideal para um filhote de pastor-alemão que, sobrevivendo à fome e ao frio da montanha onde nasceu, assim demonstra a sua enorme lealdade à vida. Na companhia de Aukamañ, um rapazinho mapuche, Afmau aprende a conhecer o mundo que o rodeia e a respeitar a diversidade da natureza.    Porém, nem todos pensam da mesma forma: um bando de estrangeiros, com costumes estranhos aos da Gente da Terra, chega à aldeia onde Afmau vive, semeando o caos e o medo.   Condenado daí em diante a uma vida de servidão e crueldade, obedecendo a uma missão odiosa – perseguir e capturar todos os que se oponham ao bando de estrangeiros –, o destino acaba por proporcionar a Afmau uma derradeira oportunidade de redenção, numa fábula maravilhosa e naturalista onde Luis Sepúlveda reflete sobre o peso do passado e da memória, a força

Exposição "Mãe e Filha - artes diferentes, percursos semelhantes", por Aida e Cláudia Clemente

Imagem
    Biblioteca Municipal de Grândola   3 a 31 de Agosto   Inauguração a 3 de Agosto - 17H00

Animação de Verão * Jardim 1º de Maio - Animação Infantil

Imagem
"O macaco de rabo cortado"   Teatromosca            

A minha mãe é contrabandista (Vila Verde da Raia)

   "Elisa tinha 31 anos, 5 filhos, um marido inválido, uma vaca uma égua - uma vida pela frente. «Fui a rainha das mulheres», dizia ela. Em quê? Ao longe vê-se o monte da fronteira, suave, dissimulado entre as arestas das espalhafatosas casas de emigrante. Elisa, hoje com 71 anos, prime os lábios como quem retesa um arco. e dispara: «Fui a rainha das mulheres».    Quando o marido adoeceu, com a úlcera varicosa que o impediu para sempre de trabalhar, tinha o filho mais velho, Fernando, 11 anos. De repente, era ele o homem da casa. De madrugada, enquanto as outras crianças dormiam, Fernando e Elisa saiam para a sua aventura. Geralmente era ela que ficava do lado de cá, a vigiar, segurando a égua. Fernando, ágil e leve, atravessava a fronteira, saltando o ribeiro, pegava na mercadoria e corria com ela até ao dorso da égua. Depois era só galopar em direcção à aldeia. Divertia-se como ninguém. Mesmo quando ficava ele com a égua, atento aos guardas que faziam o plantão. Elisa atraves

Novidades Livros

Imagem
  PHILBRICK, Nathaniel No coração do mar 82 LE-3 PHL     COLLINS, Tim As aventuras de um Banana super-herói 82 LE-3 CLL (Juv)     MACHADO, David Uma noite caiu uma estrela 82 LP-34 MCH (Inf)