Mensagens

A mostrar mensagens de janeiro, 2013

Exposição "A Descoberta de uma Nova Espécie para a Ciência"

Imagem

Fins de semana ativos no Centro de Ciência Viva do Lousal

Imagem

Livro da Semana

Imagem
13 de Pedro Strecht "Há um rapaz de 13 anos na transição da infância para a adolescência. Há um mundo que se reaprende constantemente a olhar e a pensar. Há as férias de verão, sempre tão especiais nessas idades. Há desejo, esperança e expectativa. Há também medo, angústia e muitos sentimentos contraditórios. Há pais que estão ausentes, mais envolvidos nos seus próprios problemas do que disponíveis para cuidar do filho. Há avós que os substituem. Há a necessidade de ser amado. Há, também, a vontade de amar. Há música, como elo de comunicação entre a vida e amorte. Há a vida, a morte e a procura de um sentido para ambas. Há a memória dos afectos. Há o que aconteceu antes, o que se passa agora e o futuro que ninguém sabe o que trará. Há, por fim, o que as palavras não dizem sobre essa aventura que é crescer." «Pela linguagem e pela temática, não errarei ao afirmar que esta novela se destina prioritariamente aos rapazes e raparigas maiores de 12 anos, que

Longe do olhar dos outros

     Tempo branco, tempo de nenhuma paixão.      Desce ao âmago desta cela. Debruça-te para o interior do meu vazio.      Nenhum rosto, nenhum pensamento, nenhum gesto inútil. Nenhum desejo - porque o desejo precisa de um rosto. E no lugar daquele que partiu acende-se a noite. Pressente-se a morte.      Mas no fundo de mim carregas ao ombro uma chapa de aço, em forma de sol apagado. O teu corpo fundiu no silêncio do meu.      Dormimos na espessura da poeira, e nela suspendemos o tempo. Abandonamos a alma. Esquecêmo-nos.      Nada sentimos, nenhum acto se realiza. Nenhuma alegria ou tristeza. Apenas matéria, matéria deixada à voragem dos escombros e da ferrugem.      Agora podemos tocar, enlear, comprimir ou distender os corpos. Construir formas com eles e deixá-los, assim, numa melancólica eternidade.      Longe do olhar dos outros, respiramos ao mesmo tempo - como uma só engrenagem, única e bela. Resquício de memória que se apaga lentamente, sem que ninguém dê por isso.

Inauguração de Exposição

Imagem
Na passada sexta-feira, dia 25 de janeiro, o Sr. António Luís inaugurou na Biblioteca Municipal Grândola uma exposição de pintura e de escultura, intitulada "Retrospectiva".  Esta exposição está patente na biblioteca até ao dia 23 de fevereiro.

Novidades Livros

Imagem
AL BERTO O anjo mudo 82 LP-3 BRT WALKE, Richard Quem sou eu? 621 WLK (Juv) MATOSO, Madalena Todos fazemos tudo 82 LP MTS (Inf)

Cartaz de Cinema - Fevereiro 2013

Imagem

Bom fim de semana

Imagem
Afonso Lopes Vieira (26/1/1878 - 25/1/1946) por  Columbano Bordalo Pinheiro Bom fim de semana

Poema da Semana

Lição na Floresta Meu livrinho na mão, e a alma ansiosa, ó verde escola, eu venho p'ra aprender nesta vasta cartilha rumorosa o esplêndido a b c do teu saber! Sê o meu grande mestre, a carinhosa mãe que me ensine, como deve ser, esta lição de coisas amorosa que na minha alma fique a florescer. Do seco areal fizeste vós, por graça de essa heróica humildade, este jardim... E eu quero ser heróico e humilde, assim! ... Mas a voz dos pinheiros me traspassa, longa reboa e diz-me a murmurar: - O que é preciso, o que é preciso é - AMAR. Afonso Lopes Vieira , in "Canções do vento e do sol"

XII Palavras Andarilhas - Estafeta de Contos

Imagem

Animação do Livro e da Leitura para Todos

Imagem
Sábado, dia 12 de janeiro, a Cátia Miquelino, a Catarina Saldanha e a Sofia Dimas (no som) apresentaram  a história "O rato da cidade e o rato do campo", no Auditório da Biblioteca Municipal de Grândola.

Dia de São Valentim - Concurso de Cartas de Amor - Até 8 de Fevereiro

Imagem

Inauguração da Exposição de Pintura e Escultura de António Luís - "Retrospectiva"

Imagem

Livro da Semana

Imagem
Marcelo Rebelo de Sousa de  Vítor Matos "Marcelo Rebelo de Sousa define-se como um professor universitário, realizado em pleno com a vida académica, que chegou a catedrático de Direito como ambicionava desde adolescente. Mas, o Professor Marcelo, como é conhecido por todos os portugueses, é muito mais do que isso."      "Figura presente na política nacional dos últimos 40 anos, a sua passagem real pelos cargos políticos nunca se fez de glória. Foi líder do PSD durante 1091 dias mas, nunca chegou a primeiro-ministro. Hoje, não exerce cargos políticos, não lidera, mas tem mais poder que muitos ministros e deputados da nação. Ele condiciona, influencia e manobra, tem poder efetivo e gosta de o exercer. Tudo porque há 12 anos invade a casa dos portugueses com o seu comentário televisivo – conspiração e manipulação acusam os adversários – de onde salta, com facilidade surpreendente, leveza para os críticos, da política ou da economia para temas como o f

O Coração que nunca existiu

     Da janela observei o terno caminhar de um casal, de mãos dadas e iluminado por discreta felicidade. Ele sorria; o olhar dela estava assinalado por suave esplendor. Calculei a idade do casal: sessenta anos?, setenta anos? Ambos me pareceram, de repente, vultos imateriais suspensos no ar, no tempo, mas protegidos de lirismo naqueles oscilantes momentos. Fui invadido por uma impressão de profunda doçura. E revi o casal como se fora jovem, sempre de mãos dadas, sorrindo e conversando levemente sobre futilidades imprescindíveis. Como sou um homem melancólico e medíocre, às vezes invento realidades, às vezes sinto o perfume de coisas antigas, e ouço músicas que dancei em bailes populares, e celebro na memória os pomares do lado de lá de Monsanto, e o luar a balançar-se nas ondas do rio.      Mas não era para dizer estas vulgaridades que lhes escrevo. Proseio em tom menor, e pretendia falar-lhes de ruas e de pessoas rápidas, dos ciganos Mayas que viviam na calçada, dos cavalos ligeiro

Novidades livros

Imagem
SERPA, Vítor Tanta gente em mim 82 LP-3 SRP STRECHT, Pedro 13 82 LP-3 STR (Juv) ROSA, Maria Carolina Pereira Rato Sá, rato Zé e rato Li no reino das histórias 82 LP-34 RSA (Inf)

Bom fim de semana

Imagem
Eugénio de Andrade (19/1/1923 - 13/6/2005) , por Carlos Botelho Bom fim de semana para todos

Poema da Semana

Rosa do Mundo Rosa. Rosa do mundo, Queimada. Suja de tanta palavra. Primeiro orvalho sobre o rosto. Que foi pétala a pétala lenço de soluços. Obscena rosa. Repartida. Amada. Boca ferida, sopro de ninguém. Quase nada. Eugénio de Andrade , in "Com palavras amo"

Exposição de Pintura e Escultura "Retrospectiva" de António Luís

Imagem

Filme da Semana

Imagem
O Caminho um filme de  Emilio Estevez " Tom (Martin Sheen) é um médico que viaja para a França para recuperar o corpo do seu filho, Daniel (Emilio Estevez), morto numa tempestade enquanto fazia o trajeto "El Camino de Santiago". Levado por sua profunda tristeza e pelo desejo de compreender melhor seu filho, Tom decide deixar sua vida californiana vazia para trás e embarca numa peregrinação histórica, numa combinação de luto e homenagem a Daniel, refazendo a trajetória de seu filho. Durante a peregrinação, Tom encontra pessoas ao redor do mundo, todas sofrendo e à procura de um significado maior em suas vidas, permitindo-lhe descobrir o significado de uma das últimas coisas que seu filho lhe disse. Há diferença entre a vida que vivemos e a vida que escolhemos!"

Livro da Semana

Imagem
Histórias de um Portugal assombrado de Vanessa Fidalgo "HOJE O PALÁCIO BEAU SEJOUR É OCUPADO PELO GABINETE  DE ESTUDOS OLISIPONENSES, DA CÂMARA MUNICIPAL DE  LISBOA, MAS NOUTROS TEMPOS FOI A RESIDÊNCIA DO BARÃO DA GLÓRIA, QUE AINDA HOJE POR LÁ ANDA A ARRASTAR GROSSOS VOLUMES DE LIVROS E CAIXOTES DE DOCUMENTOS, PARA DESESPERO DOS FUNCIONÁRIOS, QUE, DIAS DEPOIS, VOLTAM A ENCONTRÁ-LOS NO EXATO LOCAL ONDE HAVIAM PROCURADO. O BARÃO TAMBÉM É CULPADO, ACUSAM, PELO TILINTAR DAS CHÁVENAS EM CIMA DAS MESAS E PELO SOAR DAS CAMPAINHAS DA QUINTA  DE SÃO DOMINGOS DE BENFICA." "No Castelo de almourol ou no de Bragança, amores incompreendidos deixaram espectros a pairar nas suas torres e ameias. Na Serra de Sintra sobram razões para ter medo, entre casas assombradas e almas que deambulam pelas estradas. No Porto, há espectros a discutir a herança pela calada da noite e apartamentos que, afinal, contra todas as razões lógicas, não estão vazios c

Gregor Samsa

     Um dia, Gregor Samsa decidiu visitar uma cigana famosa para que esta lhe lesse a sina.       A cigana pousou os dedos sobre a palma da mão dele e, depois de um breve prefácio de “huns” e “hans”, disse:       — Caro senhor, prepare-se. Em breve, vão crescer-lhe guelras e barbatanas.       Gregor Samsa considerou as palavras da cigana muito justas e sábias. Pagou e saiu.       Mais tarde, tentou reaver o dinheiro. A cigana, porém, mandou dizer pela secretária que não falava com insectos. Rui Manuel Amaral , in "Caravana"

Os Palhaços!

Imagem
Na tarde do passado dia 18 de dezembro, parte da equipa da Biblioteca Municipal de Grândola, Catarina Saldanha, Sofia Dimas e Cátia Miquelino participaram na festa de Natal dedicada aos filhos dos funcionários da Câmara Municipal. Com o tema do Circo, os palhaços tristonhos foram contagiados pela alegria e imaginação das crianças, que lhes souberam contar piadas engraçadas, inspiradas nos livros ou não, foi divertido!

Novidades Livros

Imagem
ANTUNES, António Lobo Não é meia noite quem quer 82 LP-3 NTN SAMPAIO, Daniel Crime na escola: um policial a duas mãos 82 LP-312.4 SMP (Juv) SOARES, Luísa Ducla O livro das datas 82 LP-34 SRS (Inf)

Bom Fim de Semana

Imagem
"O beijo" de Pablo Picasso Bom fim de semana para todos

Poema da Semana

modo de amar prometo ser-te fiel se mo fores também. não é certo que mo venhas a ser. por isso, já to perdoo prefiro partir assim para o resto da vida. assim, com os olhos abertos à frustração e talvez à vulnerabilidade não prevejo nada em concreto, acredita, não tenho olhos para outras moças, só o digo assim por ser verdade que tarde ou cedo havemos de encontrar nos outros motivos de inusitado interesse. e depois, pergunto, vale mais que acordemos um amor sobreposto ao futuro, um amor agora que tenha conhecimento do futuro e não esperar mais nada senão a verdade. a decadente verdade que chegará já depois dos primeiros beijos valter hugo mãe , in "contabilidade"

Animação de Grupos Escolares

Imagem
No passado mês de dezembro, as técnicas da biblioteca, Cátia Miquelino, Catarina Saldanha e Sara Basílio (no som), apresentaram a história "O natal do velho avarento".

Filme da Semana

Imagem
Brave Indomável filme realizado por Mark Andrews e Brenda Chapman "Merida, uma exímia arqueira e a determinada filha do Rei Fergus e da Rainha Elinor. Decidida a trilhar o seu próprio caminho na vida, Merida desafia uma antiga tradição, sagrada para os severos e clamorosos lordes das terras. Quando as ações de Merida, inadvertidamente, lançam o caos no reino, ela terá de reunir todas as suas habilidades e recursos - incluindo os seus espertos e travessos irmãos trigémios - para reverter uma maldição, antes que seja tarde demais, e descobrir o significado da verdadeira bravura."

Rato do campo e o rato da cidade - 12 de Janeiro - 11H00

Imagem

Livro da Semana

Imagem
Bar Flaubert de Alexis Stamatis "Yannis Loukas é um jornalista freelancer , filho de um prestigiado escritor, que aceita ajudar o pai a compilar uma autobiografia. Esquadrinhando o arquivo pessoal da família, Yannis descobre um misterioso manuscrito intitulado Bar Flaubert , cuja publicação o pai tinha recusado alguns anos antes. Ao lê-lo, a sensação de que alguém transpôs para o papel os seus sentimentos mais íntimos e secretos leva Yannis a querer encontrar o autor, um homem chamado Loukas Matthaiou. Mas quem é de facto esse homem e por que razão todos os que com ele se cruzam parecem de alguma forma ter sido marcados pela sua personalidade carismática? Seguindo as pistas que Matthaiou foi deixando ao longo do seu livro, a vida de Yannis irá sofrer uma reviravolta imprevisível, numa demanda que cruza as fronteiras da ficção com a realidade."

As Férias da Família Negrão

     Negrão decidirá:      - Este ano passamos as férias na Madeira.      Não que o seduzissem as delícias de um veraneio naquela ilha bela como uma ruína do paraíso. Negrão enfadava-se com estas delicodoçuras de poetas citadas na propaganda turistíca. E ainda mais o agastavam essas mariquices desde que Benvinda, desastradamente orgulhosa de ter gerado um poeta, lhe confidenciara que o rapaz atamancava as rimas.      Abastado negociante de vinhos, o pai de Adriano só na esfera destes interesses dava ao atrelado familiar o ensejo de se aborrecer nas margens vinhateiras do Vesle  ou de bocejar nas esplanadas de Angolema enquanto Negrão esfalfava um franciú protocomercial entre as videiras e as adegas.      Desta vez o pretexto turistíco para esfolar contratos vantajosos era a Madeira, onde Negrão esperava aliciar em jantaradas de relações públicas os produtores do velho néctar da Rota da Índia.      Como de costume, Benvinda, engoliu a decepção. Lá se iam outra vez as desejada

Animação para Grupos Escolares

Imagem
Durante o mês de janeiro, as técnicas da biblioteca do sector infantil  abordam o tema,  " cinema de animação", a todos os grupos escolares do concelho,   com o filme "A maior flor do mundo", realizado por Juan Pablo Etcheverry e baseado no livro de José Saramago.

Cartaz de Cinema - Janeiro 2013

Imagem

Novidades Livros

Imagem
WILSON, Robert Pena Capital 82 LE-312.4 WLS CAREY, Peter A Química das Lágrimas 82 LE-3 CRY LETRIA, José Jorge O que é o amor? 177 LTR (Inf) SOARES, Luísa Ducla Um gato tem 7 vidas 82 LP-34 SRS (Inf)

Bom Fim de Semana

Imagem
Pintura de Amadeo de Souza Cardoso Bom Fim de Semana para todos