Mensagens

A mostrar mensagens de outubro, 2010

Bom fim-de-semana!

Imagem
Marc Chagall A Biblioteca Municipal deseja a todos um óptimo fim-de-semana.

Visita J.I de Água Derramada

Imagem
Hoje de manhã recebemos as crianças do Jardim de Infância de Água Derramada para ouvirem o Carlos contar a história "Blimundo" de Celina Pereira .

Poema da Semana

Do rio que tudo arrasta se diz que é violento. Mas ninguém diz violentas as margens que o comprimem. Bertold Brecht

Visita do J. I de Grândola e da Creche

Imagem
Ontem, dia 28 de Outubro, a Creche e Jardim de Infância e a sala amarela do Jardim de Infância de Grândola vieram dar os parabéns à Biblioteca Municipal de Grândola pelo seu vigésimo primeiro aniversário.

Parabéns, Biblioteca

Imagem
Há 21 anos, juntando desejos e vontades, pegámos num sonho há muito embalado e demos-lhe corpo e espaço para crescer. A páginas tantas construímos castelos sem muralhas enchendo as vidas com livros, sons e imagens, ideias e luz. Com o tempo fomos esculpindo novos sonhos, desafiando constantemente o futuro e abrindo novas páginas onde se há-de escrever a história comum que formos capazes de criar. Aos 21 anos queremos continuar a crescer e ir cada vez mais longe, para estarmos ainda mais perto do essencial. Pelas páginas de todos os livros que preencheram as nossas vidas. Por Grândola. Por si...

Visita da EB1 de Ameiras 2

Imagem
Hoje, o Carlos e a Cátia contaram duas histórias do livro Esdrúxulas, graves e agudas, magrinhas e barrigudas de José Fanha - "Um olho roxo e outro cor de laranja" e "Cantiga esdrúxula".

Livro da Semana

Imagem
O Bom Inverno de João Tordo Quando o narrador - um escritor frustrado e hipocondríaco - se desloca a Budapeste para um encontro literário, está longe de imaginar até onde a literatura o pode levar. Planeando uma viagem rápida e sem contratempos, acaba por conhecer um escritor italiano mais jovem, mais enérgico e muito pouco sensato, que o convence a ir com ele até Sabaudia, em Itália, onde o famoso produtor de cinema Don Metzger reúne um leque de convidados excêntricos numa casa escondida no meio de um bosque. O cinema não é, porém, a única obsessão de Don: da sua propriedade em Sabaudia levantam voo balões de ar quente estranhamente vazios, construídos como obras de arte por Andrés Bosco, um catalão cuja relação com o produtor permanece um enigma. Nada, aliás, na casa de Metzger é o que parece; e, depois de uma primeira noite particularmente agitada, o narrador acorda com a pior notícia possível: Don foi encontrado morto no seu próprio lago. Bosco toma nas suas mãos a tarefa de de

Visita do J. I. de Grândola

Imagem
Hoje, o Jardim de Infância de Grândola (sala azul) visitou a biblioteca, para ouvirem a Sofia contar a história "A casa da mosca fosca" de Eva Majuto.

A lenda do tambor

Aconteceu há muito, muito tempo, em África, numa distante e lindíssima aldeia... Depois de um dia bem quente, chegou a noite, mas... que fria! Tão fria que os macacos resolveram aquecer-se à volta de uma fogueira. Lindas as chamas, que tremendo também apontavam o céu. Céu tão escuro. Cheio de pontos brilhantes, mas entre eles está um que pela sua forma logo chamou a atenção. - Olhem, olhem todos. Aquela! Parece a fatia de uma abóbora! Disse um dos macaquinhos. - Qual fatia de abóbora! Respondeu outro. Se não sabes aquela é a LUA. - Ah! Mas tão alta, tão alta! Tão linda! - Verdade é a lua. Temos que a chamar de "Madrinha Lua". É tão poderosa, dá-nos tantas coisas e até faz mexer as marés e o milho dos nossos milheirais. E faz as galinhas porem mais ovos. Alcançá-la, chegar até tão alto era o grande problema. E deu que pensar. De repente, um dos macaquinhos lembrou-se que ponde-se em cima uns dos outros, subindo, subindo... talvez a alcançassem. Se bem pensaram, melhor fizeram.

Visita do J. I. Aldeia do Futuro

Imagem
Durante a tarde acolhemos os meninos do Jardim de Infância da Aldeia do Futuro para ouvirem a Sara contar "A tartaruga que queria dormir" de Roberto Aliaga.

Visita do J. I. Grândola (Sala Verde) e EB1 Cadoços

Imagem
Esta manhã recebemos o Jardim de Infância de Grândola (sala azul) e a EB1 dos Cadoços para ouvirem o Carlos e a Sofia contarem as histórias "Blimundo" de Celina Pereira e "Hipólito, o filantropo" de Eric Many.

Novidades de Livros

Imagem
GRILO, Eduardo Marçal Se não estudas, estás tramado 37 GRL GREGORIO, Michael Crítica da razão criminosa 82 LE-3 GRG MARTEL, Yann Beatriz e Virgílio 82 LE-3 MRT WALSH, Joanna Os melhores beijinhos 82 LE-34 WLS (Inf.) OLI O pirata pata de lata 82 LE-1 OLI (Inf.) NUNEZ, Marisa Os três ursos 82 LE-34 NNZ (Inf.)

Parabéns, República!

Imagem
No passado Sábado, dia 16 de Outubro, realizou-se o espectáculo de Teatro para a Infância "Parabéns, República!" de Paulo Lages e Pedro Leitão, no Jardim 1º de Maio. Aqui ficam algumas fotografias.

As Vozes da República

Imagem

Visita do Jardim de Infância de Grândola e EB1 da Água Derramada

Imagem
Continuando com as visitas dos Jardins de Infância e EB1 do Concelho, ontem foi a vez da Sala Vermelha do Jardim de Infância de Grândola e a EB1 da Água derramada virem ouvir as histórias "Os quatro amigos" e "A tartaruga que queria dormir" contadas pela Sara, pela Cátia e pelo Carlos.

Visita dos Jardins de Infância e EB1

Imagem
Ontem, dia 18 de Outubro, tivemos a visita dos Jardins de Infância do Canal Caveira, Azinheira de Barros e Lousal, e da EB1 da Aldeia do Futuro. A Sara contou a história "A tartaruga que queria dormir" de Roberto Aliaga aos meninos dos Jardins de Infância; e a Cátia contou a história "Os quatro amigos" dos irmão Grimm aos meninos da EB1.

Novidades Livros

Imagem
LOO, Tessa de Harlekino 82 LE-3 LOO LAURYSSENS, Stan Dalí e eu: uma história surreal 82 LE-3 LRY JAROS, Patrik Não deite fora!: cozinhar com sobras 641.5 JRS SAMPAIO, Jorge O meu livro de Política 32 SMP (Juv) FANHA, José Esdrúxulas, graves e agudas, magrinhas e barrigudas 82 LP-1 FNH (Inf) TELLO, António O grande livro das bruxas 82 LE-34 TLL (Inf) TENREIRO, Ana Leonor O homem que ia contra as portas 82 LP-34 TNR (Inf)